Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2010

Clafoutis de Pêra

80 g de farinha 40 g de farinha maizena 2 ovos 2 copos de leite (400 ml) 1 pitada de sal (não usei) 100 g de açúcar 4 pêras 1 colher de sopa de açúcar baunilhado Margarina para barrar a forma Coloque a farinha num recipiente, faça um buraco e junte os ovos. Mexa bem e adicione o açúcar, o açúcar baunilhado (ou a essência de baunilha), o sal e a farinha maizena. Misture tudo. Quando a massa começar a engrossar, junte o leite, um pouco de cada vez e vá mexendo para evitar grumos. Unte um tabuleiro que possa ir ao forno. Disponha as pêras cortadas às fatias no fundo de um tabuleiro untado que possa ir ao forno, deite o preparado por cima e leve ao forno cerca de 40 minutos a 180ª. Retirada daqu i.

Quiche da Tia Fernandinha

Bom, esta é uma receita sempre presente na mesa de festa da tia. Experimentem e deliciem-se!! Para a massa: 200gr de farinha, 1 ovo e uma noz de manteiga. Amassem tudo muito bem e forrem uma forma de tarte com a massa. Para o recheio: levar ao lume uma cebola picadinha com um fio de azeite e quando estiver translúcida, juntar um pacotinho de bacon, uma lata de cogumelos laminados e envolver. Deixar esfriar e deitar sobre a tarte. Bater 2 ovos com um pacote de natas e deitar por cima. Levar ao forno até ficar douradinha.

Pudim da Mãe

Esta é uma receita de pudim diferente, porque leva ovos inteiros, e fantástica!!! Nós também chamamos a este pudim o Pudim dos copos, porque na receita, a medida é um copo. Vamos a ela - 1 copo de ovos, 1 copo de açúcar 1 copo de leite, uma colher de sopa de farinha maizena, meio cálice de vinho do Porto e uma casca de limão. Medir um copo de açúcar e deitar num recipiente, deitar os ovos inteiros no copo e quando estiver três quartos, adicionar só as gemas até encher o copo. Bater muito bem o açúcar com os ovos, juntar o leite, a casca de limão, a farinha maizena e o cálice de vinho do Porto. Deitar numa forma caramelizada e levar a cozer, em banho-maria, cerca de uma hora.

Tarte de Maçã 125

Esta é uma tarte rápida de preparar e deliciosa! 125 gr de manteiga 125 gr açúcar 125 gr farinha 4 ovos 4 a 5 maças Unte muito bem uma forma redonda. Coloque no fundo da forma o caramelo líquido e cubra com as maçãs previamente descascadas e cortadas em lâminas não muito finas. Polvilhe com a canela em pó e com o açúcar amarelo. Misture depois manteiga com açúcar, os ovos inteiros e a farinha e coloque sobre a mistura das maçãs. Leve a forno moderado 180ºC durante 30 minutos ou até a tarte estar cozida. Desenforme de imediato, antes que o caramelo do fundo arrefeça. Bom apetite!!

Canelones à Bolonhesa

Pica-se 1 cebola e 2 dentes de alho e aloura-se num fio de azeite. Junta-se a carne picada (costumo usar metade de vaca e metade de porco e às vezes ainda acrescento chouriço) e deixa-se alourar um pouco. Adiciona-se 1 pacote de polpa de tomate (200 gr) ou tomate reduzido a polpa em casa e rega-se com um pouquinho de água e vinho tinto. Tempera-se com sal, pimenta, noz moscada, piri-piri e louro e deixa-se cozer em lume brando durante cerca de 20 minutos. Entretanto,prepara-se o molho béchamel- põe-se ao lume leite com uma nozinha de manteiga, maisena molhos até atingir a consistência desejada, sal, pimenta e um pouquinho de noz-moscada. Agora é altura de colocar na assadeira. Primeiro o molho béchamel, encher os canelones com a carne e novamente o béchamel e polvilhar com queijo ralado e vai ao forno até ficar douradinho.

Pudim de Coco e Caramelo

Um Pudim super delicioso, mas que deve ser feito de véspera. 1 lata de leite condensado 1 lata medida de leite meio-gordo 3 ovos 80 gr de coco Numa tigela bata uma lata de leite condensado, uma lata medida de leite meio-gordo, duas gemas e 100 gramas de coco. Incorpore depois delicadamente as claras batidas em castelo. Barre uma forma de pudim com caramelo e deite o preparado anterior. Coze em banho-Maria durante cerca de 30 a 35 minutos. Vai ao frio durante umas horas. Delicioso!!! Aquela camadinha húmida de pudim com a textura macia de coco!!! Hummm, é tão boa! ! Visto em: cantinhodananda

Camarão Assado no Forno

Um camarão delicioso: Colocar o camarão numa assadeira. Temperar com sal e acrescentar 3 a 4 cabeças de alho e a salsa picada grosseiramente. Borrifar com o vinho do Porto e regar com o azeite. Levar ao forno bem quente até o camarão estar cozido, cerca de 20 minutos.

Carne à Brás

É um prato que usualmente faço para aproveitamento de sobras de carne. Procedo como para o bacalhau com o mesmo nome: cebola em meia-lua e alho picado refogados em azeite, junto a carne desfiada, borrifo levemente com Porto ou Madeira, junto batata palha e ovos mal batidos. Vou remexendo muito bem para que não pegue. Quando os ovos estiverem passados (bem passados porque hoje em dia não se pode brincar) salsa picada, azeitonas e, p'rá mesa!

Bolo de Claras com Laranja

Claro que vou repetir! Aqui fica a minha versão da receita: 250 g de açúcar 190 g de farinha 125 g de manteiga 8 claras 1 colher de chá de fermento sumo de 1 laranja Começar por bater a manteiga com o açúcar. De seguida juntar a farinha, o fermento e o sumo da laranja e mexer bem. Bater as claras em castelo firme e envolver sem bater. Levar a forno médio (180ºC) numa forma untada e polvilhada cerca de 40 min.

Tarte de Pêras e Iogurte

3 ovos; 2 colheres de sopa de açúcar mascavado; 1 colher de sopa bem cheia de farinha; 1 iogurte magro; 1,5 dl de leite magro; raspa da casca de 1 limão; 3 pêras-rocha. Comecei por bater os ovos inteiros com o açúcar, adicionando depois a farinha, o iogurte, o leite e a raspa da casca de 1 limão. Untei ligeiramente uma tarteira e coloquei na base as pêras previamente peladas e laminadas. Deitei por cima o anterior preparado e levei a cozer a 200ºC cerca de 45 minutos.

Polvo Assado no Forno com Batata a Murro

Coze-se o polvo como normalmente. Coloca-se as batatas bem limpas e cobertas de sal no forno. Numa assadeira de ir ao forno pica-se bastante alho e deita-se bastante azeite, quando o polvo estiver cozido coloca-se na assadeira e as batatas (previamente deu-se um murro em todas elas) e vai ao forno por mais um pouco. Agora vai prá mesa e acompanha-se com um bom vinho e com grelos.

Carne Assada com Maçãs Reinetas

É um prato muito saboroso e a receita foi dada pela amiga Guidinha. Tempero a carne com vinho branco, sal, pimenta e noz-moscada e vinho de Porto, no dia anterior. Depois é só colocar a carne na assadeira e regá-la com azeite e forno. Quando a carne estiver quase assada, colocam-se as maças limpas, sem caroço e rega-se com o molho. Assim que a carne estiver assada corta-se em fatias fininhas e acompanha-se com legumes ( grelos salteados ou brócolos).