Chegou a altura dos marmelos e da abóbora e eu neste fim de semana prolongado, não deixei escapar a oportunidade e assim fiz! Hummmm... é tão bom, o aroma que fica em casa.
A receita de marmelada que eu faço é a que a minha mãe me ensinou,
apesar de estar sempre a ouvir e ler outras versões de marmelada!
1600 kg de marmelo limpo
1kg de açúcarLavar e limpar bem os marmelos. Não descascar. Cortá-los em quatro partes. Tirar o caroço e as sementes. Levar os marmelos cortados em pedaços ao lume com o açúcar. Deixar cozer bem, sempre em lume brando. Quando tudo estiver cozido, reduzir a puré com a varinha mágica, de modo a ficar uma mistura homogénea. Deixar ferver mais um pouco até atingir o ponto de estrada.
Deitar em tacinhas e deixar secar com uma tampa de papel vegetal embebida em aguardente.
Compota de Abóbora
Num tacho grande coloque a abóbora, o açúcar, o sumo e a raspa das laranjas e o pau de canela. Misture bem e leve ao lume deixando ferver, sempre em lume brando. Ao fim do tempo retire o pau de canela e com a varinha mágica triture o doce até ficar com uma textura fina. Volte a colocar o pau de canela e deixe ferver em lume brando até o doce ter a consistência desejada. Coloque depois em frascos devidamente esterilizados. Feche-os e volte-os de cabeça para baixo para ganharem um vácuo natural. Guarde depois como habitualmente.
Comentários
Postar um comentário