Aqui vão as fotos do último jantar do ano:
Para as entradas:
Queijo Chévre com Ameixas
2 dl de vinho tinto
200g de ameixas pretas
100g de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
1 cravinho
1 queijo chévre
Coloque todos os ingredientes (excepto o queijo) num tacho e leve ao lume.
Deixe ferver até engrossar (cerca de 20 min).
Sirva sobre o queijo chévre cortado em fatias.
Peço desculpa à autora, mas não me lembro do nome de onde tirei.
Ananás com Presunto.
Prato Principal:
Bacalhau Espiritual
500gr de bacalhau demolhado
3 papos-secos (ou carcaças)
200ml de leite
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho azeite q.b.
500ml de molho bechamel caseiro ou de compra
3 ovos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
Pique a cebola, as cenouras e os dentes de alho no quick chef da pupperware e leve-as depois ao lume com um pouco de azeite. Deixe refogar um pouco. Coza o bacalhau e desfaça-o em lascas e junte-o ao refogado. Deixe cozinhar. Entretanto demolhe o pão partido em pedaços no leite quente e passe tudo na varinha mágica até obter uma pasta. Junte o pão à mistura de bacalhau e envolva bem. A metade do molho bechamel junte as 3 gemas de ovo e envolva tudo no preparado anterior.Rectifique agora de sal e pimenta e corrija se necessário. Coloque a mistura no prato de ir ao forno.Bata as 3 claras em castelo e junte-lhes o restante bechamel. Cubra o preparado de bacalhau com este bechamel e leve a forno quente até ficar dourado. Sirva de imediato com uma salada verde.
Para a sobremesa:Sonhos
Vou colocar aqui as fotos dos meus sonhos, já tinha tentado uma vez e não tinha corrido nada bem. Hoje, ficaram óptimos bonitos e saborosos, digam lá?
2,5 dl de água;
50 ml de azeite;
175g de farinha;
4 ovos;
1 colher de café de sal;
2 cascas de limão ou laranja
1 pau de canela
Óleo para fritar
Leva-se a água ao lume com o sal, o azeite as casacas até levantar fervura. Retira-se do lume, adiciona-se a farinha de uma só vez e mexe-se fortemente até a massa formar uma bola em volta da colher, separando-se do tacho.
Leva-se novamente a massa a lume brando para secar mais um pouco. Deita-se a massa no recipiente em que será batida e deixa-se arrefecer. Quando a massa já estiver mais fria adicionam-se os ovos, um de cada vez, com o auxílio da batedeira. A massa deve ficar elástica. Com uma colher de sobremesa retire pequenas porções de massa, porque dobram o volume, e frita-se em óleo moderadamente quente.
Estes sonhos com uma calda muito saborosa!!! Hummmm!
Para a calda:
Levar ao lume 200 gr de açúcar com 200 ml de água, casca de uma laranja e um pau de canela. Deixar ferver uns 15 minutos.
Agora, só polvilhadas com açúcar e canela.
Para adoçar a boca no fim de ano, aqui vai mais uma tarte de amêndoa.
Para a massa:
100 gr de açúcar
100 gr de farinha
100 gr de margarina
2 ovos
4 colheres de sopa de leite
Para o recheio:
200 gr de açúcar
200 gr de amêndoa laminada
100 gr de margarina
150 ml de leite
Bater muito bem os ovos com açúcar até aumentar o volume. Adicionar a farinha, a margarina e o leite. Deitar numa tarteira e vai ao forno 180º cerca de 15 a 20 minutos.
Vá preparando o recheio, levando ao lume as amêndoa, a margarina, o açúcar e o leite. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Coloca-se o recheio sobre a massa e leva-se ao forno cerca de 30 a 40 minutos.
Muito boa!!
Comentários
Postar um comentário