Pular para o conteúdo principal

Bolo da Profissão de Fé

Celebrada com outro nome há muitos anos – Comunhão Solene – não perdeu ainda a actualidade.

Ela é sobretudo a celebração do final da infância. Os catequizandos crescem, deixam de ser crianças, chegam a uma etapa importante da sua vida que precisa de ser celebrada.

Pois é.... está a crescer o meu pintainho!!

O Bolo da Comunhão foi feito por mim, aliás como tudo na festa, e ficou lindo e delicioso!

250 gr de miolo de noz
250 gr de açúcar
250 gr de manteiga
5 ovo, s
150 gr farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Deite no copo as nozes e triture durante 15 segundos velocidade 5 , e reserve. Deitar no copo o açúcar e a manteiga e programe 37º, velocidade 4 durante 4 minutos, durante o último minuto vai adicionando os ovos inteiros um a um pelo bocal . Por fim juntar o miolo de noz, a farinha, e o fermento e bater 45 segundos velocidade 4. Vai ao forno em forma 24 cm forrada, durante cerca de 45 minutos temperatura 180º.
Depois procedemos à decoração do bolo. Não fiz a pasta, ainda não me aventurei nessas tarefas.
mas que ficou bonito, ficou!, não acham???



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congelar Alho Francês

Cá por casa, quase todos os legumes passam pela arca frigorífica. Não é que não gostemos de legumes frescos, muito pelo contrário – adoramos. Mas, por uma questão de poupança e organização, sempre que a horta produz em quantidade e para que não se estraguem, há que recorrer ao seu congelamento. Hoje foi a vez do alho francês! Começo por lavar os alhos franceses e cortar as extremidades. Depois corto em rodelas finas a parte branca, lavo novamente, deixo a escorrer alguns minutos, seco muito bem com um pano turco e coloco num saco de congelação. Retiro a maior quantidade de ar possível de dentro do saco e “acomodo” o alho francês para, por um lado, minimizar o espaço ocupado na arca e por outro facilitar a tarefa de retirar apenas a porção necessária para cada refeição. E depois é só congelar. Pode ser utilizado para sopas, para refogados, para macedónias, para saladas, para fazer à brás… A imaginação é o limite! E a parte verde, perguntam vocês? Pois a parte verde é ta

Arroz de Ervilhas de Quebrar

Hoje trago uma daquelas receitas bem simples, mas que sabem tão bem. Um arroz de ervilhas de quebrar (há quem lhes chame ervilhas tortas) bem saboroso, para relaxar em mais um final de dia. Comecei por ir à hortinha apanhar as ervilhas. Que bem que sabe!! 1 copo de arroz Ervilhas de quebrar q.b. 1 tomate madurinho (de preferência caseiro) 2 copos e ½ de água azeite Sal, alho, cebola picada q.b. Refogar a cebola com o alho e azeite. Juntar depois o tomate e deixar refogar um pouquinho. Acrescentar as ervilhas e deixar cozinhar, adicionar a água. Junte o arroz, deixe levantar fervura e reduza o calor do fogão para o mínimo. Cozinhe cerca de 15 minutos e está pronto. Agora é só deliciar-se.

Quiche de Cebola do Henrique Sá Pessoa

Mais uma receita do nosso Chef Henrique Sá Pessoa. Há muito que vi esta receita no seu programa Ingrediente Secreto , foi hoje o momento certo e não desiludiu. 3 Cebola 1 rolo de (Fresca) Massa Quebrada q.b Manteiga 1 Chouriço 4 Ovos 20 cl de Leite 1 colher de sopa de Farinha q.b. Sal q.b.noz moscada Unte uma tarteira com manteiga e disponha a massa moldando-a. Corte as cebolas em fatias finas e refogue-as num tacho com azeite. Corte o chouriço em quartos e adicione-o ao refogado. Deixe refogar apenas tempo o suficiente para perfumar a cebola. Sugestão do Chef- Pode substituir o chouriço por outro enchido. Retire do lume e envolva bem o chouriço e a cebola. Numa taça bata 4 ovos com um copo de leite. (Sugestão Vegetariana do Chef- Pode substituir o chouriço por courgettes, tomate ou outro legume). Acrescente 1 colher de sopa de farinha à cebola e ao chouriço e volte a colocar o preparado ao lume. Incorpore bem. A farinha evita que os ovos cozam demais e fiquem com sabo