Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2013

Sopa Aveludada de Favas

Os primeiros produtos da minha horta começam a chegar: favas, alfaces e espinafres. Estamos em plena época de favas.Com as primeiras favas fiz esta sopinha tão saborosa!!  Espero nos próximos dias, apresentar outras receitas com o dito ingrediente! Retirada da net (esqueci-me de tirar foto) 1 cebola grande 1 alho francês 2 batatas pequenas 1 cenoura 100 gr de abóbora 50 gr de feijão 300 gr  chávenas de favas descascadas 1 colher de sopa de azeite Leve um tacho ao lume com todos os ingredientes descascados e cortados em pedacinhos, tempera-se com sal e uma colher de sopa de azeite, quanto estiver cozido tritura-se, e serve-se quente. Nota Importante: Tem que se descascar a fava e depois retirar a película que envolve a fava em si, caso contrário a sopa não ficará aveludada e terá uma cor castanha. Habitualmente descasco para a sopa as favas que se apresentam com um "olho" preto cuja casca é mais rija conforme foto acima. Também pode adicionar à s

Bacalhau com grão-de-bico

As receitas rápidas e simples são perfeitas para o corre corre da vida quotidiana. E há algumas receitas, ou melhor, combinações de alimentos que fazem jantares muito saborosos e que se preparam em 15 minutos. Hoje, foi um desses dias. Um jantar rápido  e muito apreciado cá em casa. Retirada da Net ( esqueci-me de tirar foto) 3 postas de bacalhau 550g de grão de bico cozido 1 cebola picada 3 dentes de alho picados 3 ovos cozidos Pimenta q.b. Salsa picada q.b. Azeite q.b. Vinagre q.b. Numa panela com água a ferver, coloque as postas de bacalhau a cozer durante 10 minutos. Depois do bacalhau cozido, retire-o para um prato e deixe arrefecer.. Limpe o bacalhau de peles e de espinhas e desfie. Numa taça grande, misture o grão com a cebola, o alho e a salsa picada. Tempere com pimenta, azeite e vinagre. Mexa tudo muito bem. Junte o bacalhau e misture um pouco.Corte os ovos em gomos e decore. Sirva esta salada fresquinha.

Quiche de alheira e Espinafres entre um fim de semana cultural!

Cada um tem para si quais os verdadeiros prazeres da vida. Estar com a família e os amigos, ler, viajar e passear, cozinhar, estão certamente no top das minhas preferências pessoais. Este fim de semana foi muito descontraído e de passeio! Começamos na sexta com a visita à Festa da Braga Romana. No sábado fomos até Santa Maria da Feira ao Imaginarius- Festival Internacional de Teatro de Rua.  Foi simplesmente fantástico e entre tudo isto, uma quiche e um pão de alho, feita pelo maridinho foi a refeição perfeita e muito confortante!!! 1 Espinagres lavados 1 Alheira de caça; Massa quebrada de compra 4 Dentes de alho; 3 Ovos; ½ Chávena chá de leite Azeite q.b. Sal q.b. Pimenta Descasque e lave os dentes de alho. Pique-os. Numa frigideira em azeite, coloque os alhos e os espinafres. Cozinhe os espinafres até ficarem secos. Retire a pele à alheira e coloque a alheira aos pedaços junto dos espinafres. e envolva bem, deixando cozinhar durante 2-3 minutos. Retire

Crepes Doces

No sábado apetecia-me alguma coisa doce e rápida de fazer. Como já não fazia crepes há muito tempo resolvi fazer uns simples crepes com gelado, açúcar, canela e chocolate. Que bem que soube!! 250 ml de leite 2 ovos 1 colher de sopa de manteiga 125 g de farinha super fina Branca de Neve Flor 1 pitada de sal Colocar todos os ingredientes no copo da varinha mágica e misturar muito bem. Colocar a aquecer uma frigideira anti-aderente. Quando estiver quente deitar uma colher de sopa de massa e espalhar uniformemente pela frigideira. Deixar cozinhar durante cerca de 1 minuto e virar. Retirar para um prato de servir e polvilhar com açúcar e canela.

Filetes de pescada com maionese e mozarela

Mais um peixinho que foi do agrado de todos lá de casa. Muito simples e rápido de fazer. E sempre é mais uma variante à refeição filetes de pescada. 7 ou filetes de peixe (usei pescada) Sumo de 1 limão Sal e azeite q.b. 100g de queijo mozarela (aproximadamente meio pacote) 6 ou 7 colheres de sopa de maionese Deixar os filetes a descongela  e temperar com o sumo do limão e uma pitada de sal. Deixar a tomar sabor pelo menos 1 hora. Enquanto isso misturar numa taça o queijo e a maionese de forma homogénea. Passar os filetes por papel absorvente, de forma a irem o mais seco possível para o forno. Colocar num tabuleiro, regar com um fio de azeite e colocar mais uma pitada de sal. Levar ao forno pré-aquecido e deixar cozinhar, cerca de 20 minutos. Verificar se libertaram muito “líquido” (se sim, retirar o excesso) e barrar com a mistura de queijo e maionese. Levar novamente ao forno até estar bem tostadinho. Acompanhei com puré de batata e salada.

Bolo de Chocolate Fofinho

 A vida tem destas coisas.... o Porto ganha e é dia de festa na escola dos meus filhos. Especialmente, o que anda no quarto ano... foi tanto o stress na semana passada devido aos exames finais, que a professora prometeu, se o Porto ganhasse o dia seria de piquenique e festa. Assim será!  O bolo escolhido, batido e decorado por ele- aqui está! Um verdadeiro campo de futebol! 100g de manteiga à temperatura ambiente 250g de farinha 100g chocolate preto, com o máximo de % de cacau possível 200g de açúcar 3 ovos 1 colher chá de essência de baunilha 2 colheres chá de fermento para bolos 1/2 colher chá de bicarbonato 1/2 colher chá de sal 300ml de leite Pré-aqueça o forno a 180ºC. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Bata a manteiga com o açúcar durante 3 a 4 minutos. Acrescente as gemas uma a uma, depois a baunilha e o chocolate derretido. Peneire a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal para outra taça grande. Depois, de forma alternada,

Bolo de Bolacha

O verão é feito de sobremesas frescas. Eu sei que ainda não é verão, mas para mim, basta estar sol e ... é só alegria e boa disposição!! 2 pacotes de bolachas 1 pacote de natas  1 pacote de pudim de caramelo 4 colheres de sopa de açúcar uma tigela de café forte granulado de chocolate para enfeitar Fazer o pudim como indica na embalagem (eu juntei mais duas colheres de sopa de amido de milho para ficar bem sólido). Deixar arrefecer. Bater as natas até ficarem um pouco firmes e juntar uma colher de sopa de açúcar. Continuar a bater até ficarem consistentes. Depois arranje um aro para montar o bolo num prato liso. Molhe as bolachas no café e preencha todo o fundo do prato. Por cima, coloque uma camada de pudim, faça outra camada de bolachas molhadas no café, e depois uma camada de natas. E assim sucessivamente até terminar com natas. Levar ao frio para solidificar bem. Bom apetite!

Pavlova de Chocolate com Morangos

Esta é a melhor Pavlova que já comi...Crocante por fora e por dentro molinha com os pedacinhos de chocolate a sentirem-se a cada colherada... Divinal!! É uma receita da pavlova de Donna Hay para Masterchef Australia. 300ml de claras de ovo (cerca de 10 claras) 440g de açúcar 4 colheres de chá de amido de milho (Maisena) 4 colheres de chá de vinagre de vinho branco 3 colheres de sopa Chocolate em pó 50 gr de chocolate em barra Recheio: 200 ml de Natas ou 200gr de queijo creme 2 colheres de sopa de açúcar em pó Ligue o forno e regule-o para 150ºC. Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo muito bem com a batedeira. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes (Se não atingiu este ponto, nem vale a pena colocar a mistura no forno...). Junte agora o amido de milho e o vinagre e bata muito bem. Junte o chocolate em pó e bata. Junte o chocolate partido e bata para m

Panquecas Americanas no Dia da Mãe

Simplesmente porque hoje é Dia da Mãe e domingo, e ao domingo apetece um pequeno almoço diferente :) Nada como começar o dia, a retribuir todos os presentes, beijinhos, abraços, miminhos muito especiais, que recebi ainda na cama, dos meus tesourinhos !!  110 gr de farinha 1 colher de chá bem cheia de fermento 1 colher de chá mal cheia de açúcar 150 ml de leite 1 ovo manteiga q.b. Junte todos os ingredientes e bata muito bem, deixe a massa descansar pelo menos 15 minutos. Aqueça uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga e coloque uma concha de massa, deixe dourar e vire a panqueca para dourar do outro lado. Repita até acabar a massa. Se as panquecas forem fritas em lume brando vão ficar mais fofas e altas. As minhas panquecas foram servidas com doce de pêssego, mas pode servir como mais gostar, compotas, chocolate, fruta...a imaginação não tem limites.

Dia da Mãe

Um bom domingo e um Feliz Dia para Todas as Mães do Mundo! Para a minha um bem sentido, pois ela é a minha e por isso a melhor MÃE do MUNDO!!! Finalmente decidi-me a utilizar o Facebook, ainda está muito no princípio, mas passem por lá e se gostarem like it :) http://www.facebook.com/cozinhasboas Obrigada e bons momentos de culinária. :)