Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2011

Pudim de Maçã

Bom, hoje trago um pudim bem diferente do habitual. Pouco calórico e até saudável. Servido fresquinho é muito agradável. 1 kg de maçãs 1 lata de leite condensado (pode ser sem açúcar) 5 ovos 2 c. sopa de caramelo Descasque e corte as maçãs aos quartos. Coza num tacho com um pouco de água, durante 10 minutos. Já cozidas passe-as pelo passe-vite para fazer um puré. Adicione o leite condensado e os ovos batidos. Barre com caramelo uma forma de pudim. Deite a mistura na forma e leve ao forno, em banho- maria, durante 45 ou 50 minutos. Se utilizar a panela de pressão são 20 minutos. Desenforme depois de frio e decore com lâminas de maçã a gosto.

Bolo delicioso de Maçã

A receita é super simples. Só sei dizer que é uma delícia! 250 grs de açúcar 250 grs de farinha 125 grs de manteiga 7 ovos 2 maçãs 1 colher de chá de fermento Untar uma forma e polvilhar com farinha. Bater as claras em castelo. Bater o açúcar com a manteiga, juntar as gemas, envolver a farinha peneirada com o fermento e as claras em castelo. Deite na forma. Descasque as maçãs e corte em fatias grossas, espete as fatias de maçã pelo topo do bolo. Leve ao forno quente 180º por 30 minutos.

Figos

Ontem à noite a tia do meu marido, brindou-me com os primeiros figos da figueira dela, que este ano resolveu brindá-la mais cedo do que o costume. São pequeninos e doces e vão sendo comidos ao natural. Com uma bela cesta de figos, contribuiu em muito para a minha felicidade.... São os melhores figos de sempre, todos os anos.

Um sorriso...

"O sorriso é a manifestação dos lábios, quando os olhos encontram o que o coração procura." Não!!! Não é na China! É na fabulosa Quinta dos Lóridos - Jardim da Paz, no Bombarral! Entrada gratuita. Aconselho vivamente!!! www.buddhaeden.com

Bolo de Anos do Duarte

Parabéns Duarte!!! Mais uma aniversário do meu querido afilhado. Como sempre, o bolo é feito por mim, tentando que cada um seja diferente do anterior. Bolo de chocolate 8 ovos 400 g de chocolate negro 400 g de farinha 360 g de manteiga 320 g de açúcar 2 colher de chá de fermento Para a cobertura: 200g de chocolate 70% cacau 2 colheres de sopa de manteiga Ligue o forno-temperatura 180º. Unte a forma, usei uma de tabuleiro. Derreta o chocolate e a manteiga em banho- maria ou no micro ondas. Entretanto bata o açúcar com os ovos, até obter um creme esbranquiçado e volumoso. Adicione o chocolate e a manteiga até ficar com uma mistura homogénea. Envolva a farinha com o fermento e deite a massa na forma. Leve ao forno, verifique a cozedura com um palito. Fica excelente e com melhor qualidade do que os bolos de compra! Acreditem! Foi um dia de aniversário muito bem passado!

Maças em Calda

É uma forma prática, simples e saborosa e diferente de servir esta deliciosa fruta. Fica leve e deliciosa. 10 maçãs ácidas e firmes Gotinhas de limão 4 chávenas de açúcar 2 chávenas de água pau de canela Descasque as maçãs,corte em fatias. Junte o limão e reserve.Misture a água e o açúcar, leve ao lume e deixe levantar fervura até ficar uma calda rala. Junte as maçãs e o pau de canela. Cozinhe até que estejam macias e a calda fique grossinha. Leve para gelar ou sirva morna. Se quiser uma cor mais forte, doure um pouco o açúcar antes de fazer a calda Deliciosa para servir com sorvete ou creme de leite.

Lombos de Pescada em Cama de Legumes

Hoje apresento um prato muito simples, delicioso e até requintado. Um excelente menu para um jantar de amigos. 1 Embalagem de Lombos de Pescada 1 courgette cortada em meia lua 1 cebola cortada em meia lua 2 tomates cortados em meias luas 1/2 beringela ás rodelinhas 1 alho francês cortado em juliana 2 cenouras cortadas em juliana Aqueça previamente o forno a 200º. Corte os legumes todos e misture com uma colher de sopa de azeite Coloque os legumes numa assadeira e por cima os lombos de pescada, regue-os com azeite. Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até ficar cozinhado. Está pronto a servir. Fica um prato muito saboroso e leve para estes dias de verão.

Maçã ás Camadas

Como as maçãs abundam cá em casa, resolvi fazer esta receita , utilizando algumas. 6 maçãs médias/grandes, 1 limão médio (raspa e sumo), 100 gr de açúcar (eu coloquei 10 colheres de sopa de açúcar), 3 ovos, 3 dl de natas Liguei o forno a 150º e comecei por descascar as maçãs e cortá-las às fatias/pedaços. Coloquei os pedaços de maçã no fundo de um tabuleiro de ir ao forno e reguei-as com o sumo de um limão médio. À parte misturei a raspa do limão com o açúcar e juntei os ovos e as natas e mexi tudo com uma vara de arames. Verti esta mistura sobre as maçãs e levei ao forno a 200º durante meia hora. Quando retirei do forno deitei um pouco de canela por cima e estava pronto a servir. É um doce que fica muito leve mas muito agradável por causa das maçãs e do preparado em que são envolvidas.

Bolo de Cenoura Divinal

Continuando com as postagens do encontro passado, é a vez de colocar a receita do Bolo de Cenoura. 3 cenouras grandes cruas partidas aos bocados 2 chávenas de açúcar 1 chávena de óleo 4 ovos 2 chávenas de farinha 1 colher de chá de fermento Deitam-se todos os ingredientes à excepção da farinha e do fermento, na liquidificadora. Quando a cenoura estiver toda triturada, tudo em creme, deita-se a mistura numa tigela e junta-se a farinha. Mistura-se bem e vai a cozer em forma sem buraco, barrada de margarina e polvilhada de farinha. Não deve cozer demasiado, para não ficar seco. Depois de frio barra-se com creme de chocolate. Para o fazer, coloque ao lume 100 gr de chocolate culinário com 1 colher de sopa de manteiga e deixe derreter. Agora, cubra o bolo com este delicioso creme.

Semi-frio de Lima

Foi um dia de muita animação, sol .... cozinhei com prazer e por prazer para todos, fiz receitas novas, testei outras e repeti algumas. Para a base: 1 pacote bolacha maria triturada 75 gr manteiga derretida Para o topo: 1 lata de leite condensado 2 pacotes de natas bem geladas 3/5 limas ou limões (precisamos de uma chávena de chá quase cheia) 4 folhas de gelatina incolor Numa forma amovível, ou tarteira normal, forra-se com as bolachas trituradas e humedecidas na manteiga, de forma a ficar consistente, nem muito seco, nem muito húmido. Numa bacia, sobem-se as natas com a batedeira, adiciona-se o leite condensado, coloca-se a gelatina previamente dissolvida (no microondas com um pouco de água) e por fim o sumo do limão. Quando bem misturado, colocar por cima da base da tarte e levar ao frigorífico umas 6 horas antes de servir. Decorar com algumas raspas de limão ou lima para fazer contraste. Se for o caso de usar uma lima, substitui-se um limão na r

Encontro de Amigos

Estou muito feliz!! Este Sábado foi o dia escolhido para reunir os amigos. O trabalho durante o ano, não nos permite que nos juntemos tantas vezes quantas gostaríamos. A nossa Amizade não diminui por esse facto. Mas, porque são raras, estas reuniões são mais saborosas. Foi um dia deveras divertido e com muita animação. Melhor não podia ser, entre a agitação da piscina, as conversas, os matraquilhos e o lanche... a diversão foi muita!!! Para o lanche todos contribuíram com alguma coisa. Como entradas foi servido o Fondue de Pão , a Quiche de Cebola , e os Salgadinhos em Massa Folhada. Seguiram-se os habituais grelhados e, por fim, as sobremesas. Destas constou um delicioso Semifrio de Lima e um Bolo de Cenoura Divinal com cobertura de chocolate. Amanhã, com mais calma, colocarei as respectivas receitas. E porque, nem só de comida se faz um convívio ... além d as bebidas, também houve um refrescante Mojito!...

Salada de Camarão

Continuando na saga das Saladas, hoje apresento uma salada bem fresca e saborosa. Para mim, nestes dias de calor serve como prato principal, mas para os meus filhotes teve que se arranjar algo mais calórico. Para a saladinha precisamos de: 1 embalagem de salada pronta de alface ou mistura de alfaces 500 gr de camarão cozido 4 maçãs verdes Molho Cocktail que eu própria fiz Melância tomate cereja Comece por descascar o camarão. Reserve 8 para decoração e corte os restantes em pedaços. Corte a maçã em quartos e retire-lhe o caroço, deixando ficar a casca. Corte depois a maçã em cubinhos. Numa saladeira coloque a alface, o miolo de camarão partido em pedaços, os cubinhos de maçã e o molho cocktail. Mexa tudo muito bem, deixando que tudo fique coberto de molho. Guarde no frigorífico até servir. Molho Cocktail q.b. pimenta preta moída q.b. sal 1 colher (chá) vinho do Porto 2 colher (sopa) natas 25 gr ketchup 80 gr maionese Junte a maionese, o ketchup, as nat

Salada de Verão

Como eu adoro o verão, o tempo quente! Hoje está um dia mais quentinho e os meteorologistas apontam para uma semana de muito calor. Falam de uma onda de calor, eu só digo, que venha ela... a onda! Preparei uma salada bem gostosinha.... com os legumes da minha hortinha. Não sei as quantidades é tudo a olho.... Batatas, cenouras, feijão verde e 3 ovos. Coloca-se numa panela para cozer ao vapor, com um bocadinho de sal. Depois de cozido, deita-se numa saladeira. Descacam-se os ovos e parte-se ás rodelas ou em gomos. Adiciona-se atum ao natural. Para decorar usei tomates- cereja, tomate normal ás fatias, pimento crú ás fatias fininhas e azeitonas. Mais simples não há.... e bem saborosa!!!

Bolo de Chocolate de Tabuleiro

É um bolo simples, muito saboroso, que agrada a todos. 400g de açúcar 100g de chocolate em pó ou achocolatado 420g de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 240ml de óleo 2 ovos 480ml de água a ferver 150g de nozes picadas grosseiramente e amêndoas laminadas Numa tigela grande, peneirar o açúcar, o chocolate, a farinha, o fermento e o bicarbonato. Juntar o óleo e os ovos ligeiramente batidos e misturartudo com a água a ferver. Verter a massa num tabuleiro rectangular, untado com margarina. Espalhar as nozes e as amêndoas por cima da massa.Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25min. ou até o palito sair seco. Desenformar e só depois de frio cortar em cubos. Esta receita foi retirada do blog paobolosecia.blogspot.com

Tortilha

Pode parecer estranho, mas é a das poucas vezes que fiz tortilha. Pesquisei daqui e dali e fiz a minha. Valeu bem a pena para um almoço de verão e rápido. 4 ovos 300 g de batatas cortadas em cubos pequenos 1 pimento cortados em tiras finas (verdes ou vermelhos) 6 tomates-cereja cortados em quartos 1 cenoura grande raspada azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em rodelas 2 dentes de alho picados finamente 3 colheres (sopa) de leite orégãos secos q.b. sal & pimenta moída no momento azeite Levar as batatas a cozer em água a ferver temperada de sal até ficarem cozidas. Escorrer e deixar arrefecer. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa tigela grande, bater os ovos com o leite, sal e pimenta. Reservar. Aquecer o azeite numa frigideira resistente ao lume e ao forno. Juntar os alhos picados e as tiras de pimento. Refogar até o pimento se apresentar macio, mexendo com frequência. Colocar os cubos de batata na frigideira, espalhar os quartos de tomate-cereja e as rod

Quiche de Alheira

Eu gosto muito de quiches e faço-as muitas vezes para aproveitar restos de comida. Esta que hoje vos apresento, foi para aproveitar uma alheira e fiambre com receio que se estragasse. As minhas quiches são super fáceis de fazer!!! E muito saborosas!! 1 massa folhada 200 gr de fiambre 1 alheira duas mãos cheias de ervilhas congeladas 1 cenoura grande 2 ovos 200 ml de natas ou 1 iogurte natural Desenrola-se a massa folhada sobre um tabuleiro e pica-se a massa com um garfo. Tira-se a pele à alheira e desmanche-se em pequenos bocados, por cima da massa folhada. Dispõem-se, agora, as fatias do fiambre, as ervilhas e a cenoura raspada sobre a massa folhada. Batem-se os ovos com as natas e deita-se o preparado, cobre-se com queijo ralado (normalmente, uso queijo mozzarela). Vai ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

Chocos com Tinta Grelhados

Bom, este é um manjar, que é do agrado de todos cá de casa. Sabe bem num dia como este em que queremos chamar o sol! 1 kg de chocos com tinta 6 batatinhas para cozer salsa picada q.b. 1 cebola picada salada q.b sal q.b. Lave os chocos e tempere os com sal, deixe ficar a tomar gosto uma horinha. Prepare as brasas e assim que estiverem prontas coloque os chocos a grelhar, virando o de ambos os lados. Entretanto coza com pele as batatas num tacho com água e sal. Quando cozidas desligue o lume e reserve, descascando-as. Misture a salsa com a cebola picada e acrescente o choco arranjado. Tempere com azeite e vinagre. Servi com uma salada de alface, tomate e cebola. Tudo da minha horta. Sirva acompanhado com as batatas e salada.

DIAS DE DESCANSO!!!

Brindemos às minhas Sombras preferidas!!! A minha Família. Liberdade Ai que prazer Não cumprir um dever, Ter um livro para ler E não fazer! Ler é maçada, Estudar é nada. Sol doira Sem literatura O rio corre, bem ou mal, Sem edição original. E a brisa, essa, De tão naturalmente matinal, Como o tempo não tem pressa... Livros são papéis pintados com tinta. Estudar é uma coisa em que está indistinta A distinção entre nada e coisa nenhuma. Quanto é melhor, quanto há bruma, Esperar por D.Sebastião, Quer venha ou não! Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças, Flores, música, o luar, e o sol, que peca Só quando, em vez de criar, seca. Mais que isto É Jesus Cristo, Que não sabia nada de finanças Nem consta que tivesse biblioteca... Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"