Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2015

Quadradinhos de maçã e noz

Bolos com fruta ficam sempre bem apetitosos, além de que se mantém fofos por mais tempo pois a fruta fresca tem a vantagem de dar bastante humidade á  massa. Este tem a combinação de maça e nozes... São frutos de Outono que sabem sempre muito bem. 120 gr. de Miolo de Noz | 4 Ovos | 180 gr. de Açúcar | 100 gr. de Óleo ou Margarina | 2 colheres [de sopa] de Sementes de sesamo | 250 gr. de Farinha | 1 colher [de sobremesa] de Fermento em Pó Canela  meia maça picada ou meio marmelo | 3 Maçãs | Canela em Pó No copo da Bimby colocam-se as nozes. Trituram-se com uns toques de turbo. Retiram-se e reservam-se. Coloca-se a borboleta nas lâminas. Adiciona-se os ovos e o açúcar. Programa-se 4 min., vel. 4, temp. 37º. Depois mais 4 min., vel. 4 [sem temperatura]. Este processo torna os bolos mais fofos. Junta-se o óleo [ou margarina], as sementes de papoila e as nozes trituradas reservadas e envolve-se 10 seg., vel. 3. Por fim a farinha

Lasanha de Frango e Beringela

 Esta foi a minha primeira experiência de lasanha com beringela. Mas é de repetir! 2 beringelas 3 peitos de frango assado 1 cebola 2 dentes de alho 1 frasco de molho de tomate caseiro 1 embalagens de Molho de Nata Mimosa para Carne 200 gr de queijo ralado 1. Tempere com sal as fatias de beringela e deixe a escorrer 10 minutos. Entretanto, desfie os peitos de frango. Reserve. 2. Refogue a cebola e o alho num pouco de azeite. Junte o frango, o molho de tomate e misture. 3. Coloque um pouco de Molho de Nata Mimosa para Carne no fundo de um prato de forno e faça camadas alternadas de beringela e mistura de frango. Comece e acabe sempre por fatias de beringela. Regue com o restante molho de nata e polvilhe com o queijo. Leve ao forno cerca de 15 minutos.

Calda de Maçã

Ora cá em casa as maçãs abundam. Tem-se feito sumo, compotas e utilizados em outros cozinhados. Desta vez, resolvi experimentar uma receita que já fazia antes, mas não na Bimby.  Ficou muito boa. 1 kg de maças 200 gr de àgua 100 gr de açucar sumo de meio limão pau de canela ou 1 colher de chá de canela moída Colocar tudo no copo e programar 10 minutos, temperatura varoma e velocidade colher

Lasanha de Soja e Legumes

1 chávena de soja granulado fino 1 cebola grande 1 fio de azeite 4 dentes de alho grandes 1/2 chávena de vinho tinto (de boa qualidade) 1/2 chávena de água 1 colher de sopa de molho de soja 3 cenouras courgete, alho francês 500g de polpa de tomate Tabasco Oregãos, sal e pimenta Béchamel e queijo para gratinar Para o bechamel: 600g de leite 70g de farinha 40g de manteiga sal, pimenta e noz moscada  Numa tigela junte a água, o vinho, o molho de soja, os alhos picados e cubra a soja. Mexa bem e deixe absorver durante 30 a 60 min. Pique a cebola 5 seg/vel5 e refogue com o azeite 7min/100º/Vel colher, junte a soja, o tomate, os temperos, a cenoura e os cogumelos picados. Deixe estufar 30min/100º/Vel colher. Rectifique os temperos. Sem ser necessário lavar o copo, deitar todos os ingredientes para o béchamel e programar 8 minutos, temperatura 90, velocidade 4. Coloque num recipiente que possa ir ao forno uma camada de soja,

Tarte de maçã Divinal

Continua a saga das maçãs.... e com elas fiz esta pequena maravilha!! O sabor é impressionante. Não  imaginava que ficaria tão buena! 6 maçãs 120g de açúcar 150g de farinha Leite 100g 100g de manteiga 4 ovos 1 colher de fermento açúcar para polvilhar 1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. 2. Coloque no copo 4 maçãs já descascadas e sem sementes , juntamente com os outros ingredientes e programa 10 segundos na velocidade 6. ( como a manteiga estava no frigorífico , eu marquei 30 segundos ). 3. Unte uma forma   com manteiga e despeje a mistura . Corte as maçãs restantes em fatias e decore a superfície da massa . 4. Polvilhe toda a superfície com açúcar e canela 5. Asse em forno a 180 por 30-40 minutos . Faça o teste do palito para ver se ele já está cozido.

Doce de Maçã

Adoro maçã e canela, por isso este doce fica óptimo! 500 gr. de Maçã 200 gr. de Açúcar Canela em pó Descascar e retirar os caroços às maçãs, colocar no copo junto com o açúcar e triturar uns segundos na velocidade 6. Programar 30 min., temp. 100º, vel. 2. Ficou logo no ponto, não foi necessário mais tempo na temperatura varoma. Penso que terá a ver com a qualidade das maçãs. Juntei canela em pó e misturei uns segundos na vel. 6. Colocar de imediato em frascos esterilizados, fechá-los, virá-los ao contrário para criar vácuo e deixar arrefecer completamente.

Doce de Marmelo

Desta vez aventurei-me a fazer doce e a fruta escolhida foi o marmelo uma vez que abunda no meu quintal, e ficou muito bom. 800g. Marmelos com casca e sem caroço 300g. Açucar 1 pau de canela 2 medida do copo da bimby de agua Lave bem os marmelos tire o caroço e corte em quartos, junte o açucar e dê uns toques de turbo até ficar a gosto. Junte o pau de canela e a agua e programe 30 min. veloc. 2 temp. 100º No fim verifique se está com a consistência desejada se estiver muito liquido programe mais uns minutos veloc. 2 temp.100º .

Sumo de Pêra e Pêssego (tipo compal)

Querem um sumo mesmo natural e feito em casa? Este é o ideal para toda a família. O primeiro que fiz foi com pêra e estes são de pêssegos. 800 g de fruta á escolha 70 g de açucar (opcional) Sumo de limão Copo de água da bimby até ao limite 1L. Colocar todos os ingredientes e programar a bimby para 30 minutos, Varoma e velocidade 1. No fim triturar muito bem (atingir a velocidade 9).  Encher os frascos, devidamente  esterilizados fechar muito bem e virar de cabeça para baixo até ficarem mesmo frios, depois podem ir normalmente ao frigorífico.

Doce de Pêssego ( Bimby)

O tempo mais quente amadurece rapidamente a fruta, e torna-se necessário aproveitá-la o mais possível. Uma óptima maneira de o fazer é em doces caseiros. Com a Bimby tornam-se muito fáceis de fazer, e deste modo aproveita-se a fruta mais madura. A proporção que uso em doces caseiros é menos de metade do peso da fruta em açúcar. 1400 gr. de Pêssegos bem maduros 490 gr. de Açúcar [usei açúcar mascavado] sumo de limão 1 colher de chá de canela em pó   No copo da Bimby coloca-se os pêssegos descascados, sem caroço e cortados em pedaços. Adiciona-se o açúcar. Programa-se 45 min., temp. 100º, vel. colher inversa . No final deste tempo verifica-se a consistência do doce. Se necessário, programa-se mais 10 min., temp. varoma, vel. colher inversa , retirando o copinho e colocando o cesto por cima para apurar bem. Eu gosto do doce com pedaços de fruta, não aprecio doce todo triturado. Se preferirem o doce passado basta, no final, aumentar a velocidade até ficar a gosto.

Polpa de Tomate caseira (Bimby)

Este verão a produção da minha horta e pomar tem sido muita. Para tentar aproveitar ao máximo e não deixar estragar,  dou alguma e vou para a cozinha, fazer experiências!!! Com os tomates mais maduros resolvi  fazer esta Polpa de Tomate. Não, não pelei os tomates porque a bimby tritura bastante bem e desaparece a pele. 1700g tomate 2 dentes de alho 1 cebola azeite pimento verde ou vermelho sal temperos a gosto: manjericão, tomilho, oregãos Juntar no copo todos os ingredientes à excepção do azeite, do sal e dos temperos e pique 5seg/vel 5. Acrescentar os restantes ingredientes e seleccionar 30min/vel 2/ 100º. Picar novamente com a vel 7 até ficar uniforme. Se o molho estiver muito líquido, pode colocar 5 min/vel 1/varoma sem o copo de medida.  Para estelizar os frascos proceder assim:  Colocar num tacho com água os frascos e as tampas, de modo a ficarem submersos.  Deixar ferver durante 10 minutos.  Colocar de imediato a polpa de tomate, fechá-los, virá-los ao con