Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2014

Folhado de legumes com bacon

Para uma entrada ou para completar um daqueles lanches ajantarados em  família, esta é sem dúvida uma boa solução. Resulta muito bem e o recheio pode variar consoante o que houver no frigorífico ou na dispensa. massa folhada 450 g legumes congelados p/ saltear 2 dentes alho azeite bacon aos pedacinhos q.b. pimenta 2 colheres de sopa de tomate sementes de sésamo Num tacho adicione o azeite, os alhos e e refogue . Junte os legumes, o bacon e a polpa de tomate e os temperos. Aqueça o forno a 200ºC. Estenda a massa folhada sobre um tabuleiro de forno e espalhe o recheio sobre a massa, deixando as bordas livres. Enrole e dobre as pontas ou torça-as em forma de rebuçado. Pincele com ovo batido ou azeite, espalhe as sementes de sésamo (eu não coloquei)  e leve ao forno cerca de 20 minutos ou até verificar que a massa está dourada. Sirva quente.

Pudim deitado

Já foi feita há muito, muito tempo, estava apenas pacientemente à espera de ser publicada, um pudim muito bom!! Retirado da tele culinária de janeiro de 2002. 200 gr de palitos la reine 150 gr de açúcar 7,5 dl  de leite 5 ovos sumo de 1 laranja 100 gr de corintos geleia de fruta para pincelar Unte com manteiga um tabuleiro de pirex e polvilhe-o com açúcar. Coloque-lhe os palitos de modo a cobrir todo o fundo do pirex.´Misture o açúcar com o leite, os ovos batidos e o sumo de laranja e deite sobre os palitos, deixando-os embeber bem, espalhe em cima os corintos. Leve a cozer em banho-maria, em forno a 160 graus, cerca de 1hora. Depois verifique a cozedura, retire o pudim do forno e pincele-o com a geleia de fruta. 

Feijoada de Pota

Uma refeição  leve, saborosa e económica. 1 lata das grandes de feijão branco cozido 500g de tiras de pota cortada em cubos 1/2 cebola picada 1/2 tomate cortado em cubos 1 cenoura pequena cortada em cubos 1/4 pimento cortado em cubos 1 dente de alho picado 1/2 copo de vinho branco 1colher de sopa de polpa de tomate Sal q.b. Pimenta q.b. Piri-piri q.b. Leve um tacho ao lume com azeite. Refogue a cebola, o alho e a folha de louro. Junte ao refogado o tomate, a polpa de tomate, a cenoura, courgete e o pimento e os temperos. Deixe refogar um pouco. Junte a pota e o vinho branco, dexe cozinhar por 5 a 10 minutos, até a pota cozer. Junte o feijão cozido. Deixe cozinhar até levantar novamente fervura. Servir com arroz branco. 

Tarte de Limão, Requeijão e Amêndoa

  Vamos lá a mais uma receita!! A chuva que não nos larga, mas fim de semana é sinónimo de doce!! 1 base redonda de massa folhada refrigerada pronta a usar 1 requeijão (cerca de 200g) 2 limões 3 ovos 100 gramas de açúcar 80g de amêndoa sem pele finamente moída 3 colheres de sopa de amêndoa sem pele em lascas Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada e pique-a com um garfo. Guarde a tarteira preparada no frigorífico, Entretanto, com a batedeira elétrica, bata o requeijão com o açúcar. Junte depois os ovos ligeiramente batidos, a raspa da casca de 2 limões e as amêndoas moídas. Bata tudo muito bem até obter uma mistura homegénea. Retire a tarteira forrada com a massa do frigorífico e recheie com a mistura de requeijão. Alise a superfície e polvilhe com as amêndoas em laminadas. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até ficar ligeiramente dourada. Deixe arrefecer e depois desenforme para o prato de servir. Decore po