Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2014

Medalhões de pescada com maionese no forno

 Uma receitinha deliciosa que apreciámos no jantar de sexta-feira para dar as boas vindas ao fim de semana. Espinafres frescos 5 medalhões de pescada Maionese Queijo fundido   Num recipiente que possa ir ao forno, colocar os espinafres e por cima os medalhões de pescada (que podem estar ainda congelados). Temperar com sal e sumo de limão. Barrar tudo com maionese e cobrir com queijo fundido. Levar ao forno tapado com uma folha de papel de alumínio. Passados 15/20 minutos retirar o papel de alumínio e deixar gratinar com cuidado para não queimar. Acompanhei com puré de batata.

Camarão Salteado com Chouriço

Hoje deixo aqui uma entradinha deliciosa que esteve na nossa mesa no jantar de amigos na noite dos Reis! 250gr de camarão calibre 40/60 1/2 chouriço de carne de boa qualidade azeite q.b. sal e pimenta q.b. salsa picada Depois de descongelados, descasque os camarões deixando apenas a ponta do rabo. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Retire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite, deixe aquecer bem e salteie o chouriço até este começar a libertar um pouco de gordura. Junte o camarão e deixe cozinhar em lume alto até este estar cor de rosa, e o chouriço a começar a tostar. Sirva polvilhado com salsa picada e, se desejar, um pouco de pão estaladiço.

Arroz de espinafres com tamboril e camarão

Este inicio do ano é sempre muito agitado... voltar às rotinas!! Em dias de grande agitação é fundamental uma boa refeição para retemperar forças. Aqui fica uma sugestão bem saborosa! 250 gr de arroz carolino 500 gr de tamboril 10 camarões 1,1L de caldo de legumes ou água 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 200 gr de folhas de espinafres sal e pimenta azeite Num tacho colocar a cebola picado e o alho. Adicionar o azeite e levar ao lume e refogar até a cebola quebrar. Adicionar a água quente e o arroz. Temperar com sal. Deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando. Lavar  os espinafres e picá-los grosseiramente. Juntar os espinafres picados e os camarões ao arroz e deixar acabar de cozinhar. Boa semana a todos!

Bacalhau com Natas à minha maneira

Terminámos o ano com esta versão de bacalhau com natas preparada com puré e ficou aprovada com distinção! 6 batatas médias 2 cebolas 2 dentes de alho 1 folha de louro 500g de bacalhau (demolhado, limpo de peles e espinhas e desfeito com a ajuda de um pano) azeite q.b. 200ml de natas 200ml de leite 1 colher de sopa de manteiga noz moscada q.b. Descasque e corte as batatas em cubos. Leve-as a cozer em água temperada com sal. Entretanto descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Leve uma frigideira grande ao lume com um pouco de azeite e junte as cebolas em rodelas, os dentes de alho previamente picados e a folha de louro e deixe a cebola começar a alourar. Junte depois o bacalhau desfiado e deixe cozinhar. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta. Entretanto escorra as batatas e com o passe-vite ou um esmagador manual desfaça as batatas em puré. Junte depois o leite e a manteiga até formar um puré aveludado. Tempere com um pouco de noz moscada. Jun