Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2013

Lasanha de carne

Hoje acordei e dei de caras com um dia feio como este, que me tirou toda  a vontade de cozinhar. Então peguei na carne que estava congelada e que me tinha sobrado, destes deliciosos canelonis e foi fácil, adaptei-os e saiu  bella lasagna!! A receita está aqui , só  adaptei às folhas de lasanha.

Panquecas de Iogurte

Sábado de manhã é o momento ideal para um pequeno almoço mais descansado em familia.  O meu filho adora comê-las e acompanhar com uma chávena de leite. Coisas simples e pequenos prazeres que fazem o dia correr bem. 1 iogurte natural 1 ovo 3 colheres de sopa de açúcar 7 colheres de sopa de farinha 1 colher de chá de fermento 50 ml de leite (ou um pouco mais) 1 colher de sopa de óleo vegetal Misture bem o iogurte com o açúcar e junte-lhe o ovo misturando bem. Junte depois a farinha e o fermento e incorpore o leite pouco a pouco até obter uma mistura grossa e homogénea sem grumos. Junte o óleo e misture bem. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e unte-a com um pouco de gordura. Coloque colheradas de massa para formar as panquecas do tamanho que desejar. Quando começarem a formar bolhinhas à superfície estão prontas a virar. Deixe ficar bem douradas dos dois lados e retire-as depois para o prato de servir. Sirva com compotas a gosto.

Bolo de claras com calda de laranja e amêndoa

Com um frasco de claras congelado, vamos para a cozinha fazer um delicioso bolo.  Este especialmente,  com uma calda de laranja e  amêndoas douradas... uma maravilha. 8 claras 200g de açucar amarelo 300g de farinha 1 c. café de sal fino 1 dl de leite 5 c. sopa de manteiga 1 c. cha de fermento raspa e sumo de 1 laranja Calda: raspa e sumo de 1 laranjas 25g de açucar amarelo 100g de amendoas laminadas 1 c. café de manteiga Bata as claras em castelo, com o sal, até ficarem bem firmes. Derreta a manteiga ligeiramente, no microondas, e junte-a ao açucar. Mexa bem, junte a raspa e o sumo da laranja e o leite. De seguida envolva as claras e a farinha alternadamente. Por fim adicione o fermento. Leve ao forno, em forma bem untada de manteiga e polvilhada de farinha, cerca de 35 minutos. Desenforme e deixe arrefecer um pouco. Entretanto prepare a calda. Raspe a casca e esprema as laranjas, junte o açucar e leve ao lume até derreter.

Legumes salteados embrulhados em massa folhada

Não há nada mais aborrecido do que comer sempre as mesmas coisas, não variar a alimentação e não descobrir os sabores que estão ao nosso alcance. Por isso, apresento uma receita que foi o nosso jantar num dia da semana, daqueles dias que quando entramos em casa, o jantar já devia estar pronto.  massa folhada 450 g legumes congelados p/ saltear 2 dentes alho azeite bacon aos pedacinhos q.b. pimenta 2 colheres de sopa de tomate sementes de sésamo Num tacho adicione o azeite, os alhos e e refogue . Junte os legumes, o bacon e a polpa de tomate e os temperos. Aqueça o forno a 200ºC. Estenda a massa folhada sobre um tabuleiro de forno e espalhe o recheio sobre a massa, deixando as bordas livres. Enrole e dobre as pontas ou torça-as em forma de rebuçado. Pincele com ovo batido ou azeite, espalhe as sementes de sésamo (eu não coloquei)  e leve ao forno cerca de 20 minutos ou até verificar que a massa está dourada. Sirva quente.

Canelone de carne moída e queijo

O s dias frios de Inverno convidam a ficar em casa, a escutar o crepitar da lenha a arder na lareira. Foi num destes dias que resolvi fazer este prato tão simples e tão delicioso. Uma noite passada em família e num ambiente tão acolhedor, como o nosso lar! 600 gr de carne moída 3 dentes de alho 1 cebola grande picadinha 1 lata de tomate em pedaços um pouquinho de vinho 1 cenoura raspadinha temperos de sua preferência: sal, pimenta do reino  12 canelonis 1 pacote de preparado de natas para carne da Mimosa  200 gr de queijo ralado Colocar o azeite numa panela, levar ao fogo, colocar o alho e cebola, mexa e deixe cozinhar um pouquinho. Acrescente a carne moída e temperos (a gosto), misture de vez em quando até secar um pouquinho a água. Coloque molho de tomate,  a cenoura e um pouquinho de vinho. Deixe o molho apurar e engrossar um pouco. O molho tem que ficar com um pouquinho de caldo. Verifique o sal e desligue o fogo. Recheie os  canelonis com

Migas de Grelos com Alheira e Broa

Com um generoso molho de grelos, fiz uma deliciosa sopa e depois de pensar um pouco decidi aproveitar os restantes neste delicioso prato. Molho médio de Grelos Broa   Dentes de alho Azeite   Alheira de caça Limpe os grelos, lave-os, coza-os em água temperada de sal de modo a que fiquem verdinh os , depois escorra-os e pique-os. Descasque os alhos, pique-os, deite-os para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficarem bem douradinhos. Adicione os grelos picados, misture, junte a alheira sem pele e cortada em pedacinhos e misture. Junte depois o miolo da broa, misture bem, deixe aquecer . Retire e sirva de imediato. Bom apetite.

Lombinhos de Coelho Estufado com Ervilhas, Cogumelos e Puré de Batata

 A semana tem sido uma correria e as refeições cá em  casa têm sido de preparação rápida. Ontem de manhã tirei o coelho do congelador e assim que cheguei a casa limpei-o e preparei-o. Uma receita simples e deliciosa! 500 gr de lombinhos de coelho 1 cebola  4 dentes de alho  1 dl de azeite 1 folhas de louro vinho tinto 2 c. (de sopa) de polpa de tomate 1 lata de cogumelos inteiros 200 gr de ervilhas 2 cenouras batatas, leite, manteiga, sal e pimenta q.b. Limpe o coelho de todas as gorduras. Corte a cebola às laminas de meia lua e cubra o fundo do tacho. Espalhe por cima os dentes de alho laminados.Coloque por cima a polpa de tomate e regue com o azeite. Junte as folhas de louro e tempre a gosto com o sal. Por cima desta base distribua o coelho.Tape e deixe cozinhar. Durante a cozedura acrescente as cenouras e as ervilhas. Quase no final da cozedura, junte os cogumelos e rectifique os temperos.  Quando as batatas estiverem cozidas, passe-as pelo pass

Arroz de Feijão com Entrecosto

Nestes dias tão frios, nada melhor do que um arrozinho destes para nos aquecer o coração. 400 gr de entrecosto em pedacinhos 1 medida de arroz 1 cebola 1 tomate madurinho 1 cenoura partida aos bocadinhos 1 folha de louro 2 dentes de alho sal e pimenta 1 lata de feijão manteiga 100ml de vinho branco 1 lat azeite q.b. 150 gr de  couve Pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar no azeite. Acrescente o tomate, o louro e junte o entrecosto. Regue com o vinho branco e tempere com um pouco de pimenta. Deixe cozinhar tapado, em lume brando, até a carne estar cozinhada. Acrescente a cenoura e o feijão e se necessário acrescente um pouco de água para não agarrar. Misture depois o arroz e 3 medidas de água. Envolva bem e quando levantar fervura acrescente a couve. Rectifique os temperos. Deixe cozinhar e sirva assim que o arroz estiver cozido.