Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2012

Momentos....

Os dias passam a correr. Ainda agora parece que era sexta-feira e o fim de semana já acabou. Foi-se. Perdeu-se por entre passeios,concerto do Pedro Abrunhosa, brincadeiras, visitas de amigos, conversas, e alguns deveres. Acabou tão depressa como começou, e muitas coisas que queríamos fazer ficaram adiadas até à próxima oportunidade. Dediquei- me a fazer o meu bolo de noz preferido e a minha bola de carne fabulosa. A receita já postei aqui e aqui. Foi um fim de semana completo!! Cheio de Saberes e Sabores!!!

Lombinhos de Porco Preto com Maçã

Gosto de receitas simples, mas com um toque especial! A receita de hoje é uma delas e, mais uma vez, veio da cozinha do Henrique Sá Pessoa e do seu Ingrediente Secreto ! 4 lombinhos de porco preto 3 maçãs golden cogumelos 1 noz de manteiga vinho do porto q.b. Numa frigideira deite um pouquinho de azeite e deixe aquecer. Quando quente coloque os lombinhos e deixe cozinhar cerca de dois minutos de cada lado. Retire e junte a maçã na frigideira bem quente para absorver o sabor do porco, junte um pouco de manteiga. Quando a maçã começar a caramelizar, vire. Junte os cogumelos e envolva bem. Adicione um pouco de vinho do porto e flameje a mistura. Enquanto o molho ferve, junte o porco para que continue a cozinhar. Com uma colher regue os lombinhos de porco. Deixe o molho reduzir bem. Sirva acompanhado de umas batatinhas fritas e uma salada.

Ilha Flutuante

Nada melhor do que uma sobremesa saborosa para comemorar este sol de janeiro. Uma receita que serviu também para aproveitar claras que andavam por ai. 10 claras 6 colheres de sopa de açúcar canela em pó Bata as claras em castelo e junte-lhes 6 colheres de sopa de açúcar, batendo sempre até ficarem firmes e brilhantes. Num recipiente que possa ir ao forno (pirex) disponha as claras batidas em castelo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos. Retire e reserve. Faça agora o leite creme. A receita do leite creme confirmem aqui . Depois de confeccionado regue as claras. Polvilhe com canela em pó e sirva fresco.

Bacalhau com broa e frutos secos

Uma receita de bacalhau que foi a minha opção a mesa de Fim de Ano, pois é muito fácil de confeccionar e os frutos secos dá-lhe um toque de requinte. A receita é da revista “Saúde à Mesa” do passado mês de Outubro. 400gr de espinafres limpos sal e pimenta q.b. 500gr de bacalhau cozido 2 cebolas 2 dentes de alho 1dl de azeite 1 folha de louro 300gr de miolo de broa 100gr de miolo de noz e amêndoa Coza os espinafres em água a ferver temperada com sal durante 3 minutos. Depois passe-os por água fria e deixe-os escorrer. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e lasque-o. Descasque as cebolas e os alhos, pique os alhos e aloure-os em metade do azeite. Junte depois a cebola cortada em meias-luas finas e o louro, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. De seguida acrescente o bacalhau à cebolada, misture e rectifique o sal. Tempere com uma pitada de pimenta e mexa. Ligue o forno a 180º. Corte o miolo da broa em pedaços, deite-os para uma picadora, junte o mi

Pudim de Leite Condensado

Desejo a todos um 2012 Feliz! Que seja um ano de muitos sabores. Um pudim delicioso, muito leve e fácil de preparar para iniciar este novo Ano. 1 lata de leite condensado 2 latas de leite meio gordo (usar a lata de leite condensado como medida) 4 ovos raspa e sumo de meia laranja 1 cálice de Vinho do Porto, Bater tudo muito bem. Barrar uma forma com caramelo. Após barrarem a forma enchem com o preparado e colocam a forma dentro de um tacho com água para que o pudim coza em banho maria, cerca de 45 minutos.