Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2011

Bolo de Outono

Não é que me agrade muito esta estação nem a outra que se aproxima. Mas temos que dar as boas vindas ao Outono!! Para isso preparei um mais um Bolo de Maçã que achamos muito saboroso. 3 maçãs 250 grs de açúcar 100 gr de margarina (ou manteiga) 5 ovos 1 colher sobremesa rasa de canela ½ cálice de vinho do Porto seco 200 gr farinha Branca de Neve Manteiga para barrar a forma e farinha para polvilhar(uso sempre manteiga dos Açores) Numa taça colocar os ovos inteiros, a farinha, a manteiga derretida, o Vinho do Porto e a canela. Bater tudo muito bem até a massa fica espumosa e com bolhas. Juntar a farinha de uma só vez e bater com a batedeira mais um pouco. Descascar as maçãs e partir em meias luas de grossura média. Colocar a massa na forma. Por cima dispor as meias luas de maçã, não as enterrando na massa. Se tiver mais maçãs, pode colocar nos intervalos das maçãs da 1ª camada. Assim, no fim da cozedura, a massa apresenta várias camadas de maçã. O forno

Empadão de Arroz com Atum

Mais uma receita para a azáfama que começa novamente. Simples e rápidas de se fazer e muito agradável. 1 1/2 chávena de arroz já cozinhado 2 lata de atum em azeite 3 ovos 1 cenoura ralada 1 cebola pequena salsa picada q.b. azeite, sal e pimenta q.b. queijo ralado q.b. Leve uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e aloura ligeiramente a cebola previamente picada. Acrescente depois o arroz e a cenoura e envolva bem no refogado. Junte depois o atum bem escorrido, a salsa picada e os ovos previamente batidos e temperados com um pouco de sal e de pimenta. Vá envolvendo tudo de modo a que os ovos fiquem cozinhados e misturados com o arroz e o atum. Coloque numa travessa que possa ir ao forno, polvilhe com queijo ralado e leve ao grill apenas para tostar a superfície. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com uma salada verde.

Tarte Tatin

Maçã é uma fruta deliciosa, e que adoro tanto ao natural como em doces, como bolos, pães, geleias, tortas.... Depois de muito ouvir falar nesta receita, hoje, finalmente, decidi experimentá-la já que as maçãs não se podem desperdiçar e nós temos muitas cá em casa. 1 rolo de massa folhada 5 maçãs 100g de açúcar 50g de manteiga Num forma que possa ir ao lume, ou numa frigideira que possa ir ao forno, despeje o açúcar e leve ao lume com a manteiga até caramelizar, até obter um caramelo clarinho.Retire do lume e reserve. Descasque e descaroce as maçãs. Parta-as em fatias grossas e disponha-as por cima do caramelo. Tenha o cuidado de cobrir todos os espaços com a maçã, pois estas reduzem ligeiramente com a cozedura e queremos ter maçã em toda a tarte. Leve ao lume para as maçãs cozinharem ligeiramente no caramelo. Quando estiverem meio cozidas retire do lume. Disponha a massa folhada por cima das maçãs "entalando" as bordas da massa. Leve ao forno a 180ºC, até

Tortilha de Courgette e Cenoura com Carne assada

As tortilhas ou pastelões, são uma óptima e saudável maneira de aproveitar restos de legumes, batatas, carnes ou peixe e torná-los numa nova refeição. Carne Assada 5 ovos 1 cenoura 1 courgette 1 colher de sopa de azeite sal e pimenta q.b. Lave bem a cenoura e a courgette, descasque-as e depois rale-as. Desfie a carne em bocadinhos. Leve ao lume uma frigideira com o azeite e salteie os legumes ralados juntamente com a carne. Tempere com um pouco de sal e pimenta. À parte bata os ovos e junte-os depois à mistura de legumes e carne, deixando os ovos cozinhar em lume brando sem mexer. Quando quase não houver ovo líquido à superfície e com a ajuda de um prato vire a tortilha e deixe cozinhar do outro lado. Sirva cortado em quadrados e com uma salada verde. Bom Apetite!

Carne á Brás

É um prato que faço para aproveitamento de sobras de carne. Por vezes utilizo mais carne do que a necessária, para que me sobre e possa depois fazer assim: "à Brás". 1 cebola 1 dente alho batata palha azeite 3 ovos restos de carne assada Vinho do Porto pimenta q.b. Procedo como para o bacalhau com o mesmo nome: Cebola em meia lua e alho picado refogados em azeite, junto a carne desfiada, borrifo levemente com Porto, junto batata palha e ovos mal batidos. Vou remexendo muito bem para que não pegue. Quando os ovos estiverem passados, salsa picada, azeitonas e mesa! Eu acompanhei com uma salada de tomate e pimento ás tirinhas. Bom apetite!