Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2011

A deliciosa Tarte de Amêndoa

Esta tarte já a postei aqui . No entanto, coloco novamente a receita, para os mais preguiçosos. Para a massa: 100 gr de açúcar 100 gr de farinha 100 gr de margarina 2 ovos 4 colheres de sopa de leite Para o recheio: 200 gr de açúcar 200 gr de amêndoa laminada 100 gr de margarina 150 ml de leite Bater muito bem os ovos com açúcar até aumentar o volume. Adicionar a farinha, a margarina e o leite. Deitar numa tarteira e vai ao forno 180º cerca de 15 a 20 minutos. Vá preparando o recheio, levando ao lume as amêndoa, a margarina, o açúcar e o leite. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Coloca-se o recheio sobre a massa e leva-se ao forno cerca de 30 a 40 minutos.

VOTOS DE FELIZ PÁSCOA

"A Páscoa traz uma mensagem de paz, esperança e amor". Desejos de Feliz Páscoa na companhia da família e amigos. Com pratos deliciosos... E no que respeita a doces... esqueçam os conselhos médicos. De qualquer modo, um dia feliz. Aproveitem e esqueçam que o FMI veio passar a Páscoa connosco.

Ovos de Páscoa

É Páscoa! Época de festas mas também de nostalgia. As memórias surgem sem que as possamos controlar. Lembro - me dos tempos de criança. Eram tempos muito mais difíceis, mesmo sem FMI ou tiroteios dos meios de comunicação social não dando tréguas aos ataques de medos de crises, de recessões e tantos e tantos argumentos para justificação das dificuldades. Pois, não são dos tempos difíceis de antigamente. Mas tanto paleio para dizer que me lembro da Páscoa de antigamente que, sendo difícil, era tão linda, com tantas coisas lindas. Uma delas era a maneira de se pintarem os ovos de Páscoa. As donas de casa coziam ovos pela Páscoa. Nos muros e limites dos quintais apareciam umas plantas parecidas com salsa, de que não sei o nome. Tinham tinta que previamente adquiriam às galinheiras que percorriam as aldeias à compra de galinhas e ovos para comercializar. Essa tinta era geralmente paga com ovos. Era costume comprar-se um ovo ou dois ovos de tinta. Mas vamos à pintura. Estavam os ovos

Folares para as madrinhas

Pois é, continuando com a saga da Páscoa aqui mostro o embrulho dos folares e do frasquinho da minha mais recente compota de limão - Lemon Curd, que os meus pequenos vão oferecer ás madrinhas. Espero que gostem!!!

COQUINHOS

Páscoa da minha infância pede coquinhos. Eram uma presença assídua no dia de Páscoa, agora sou eu que os faço com a receita da minha mãe. 300 gr de Côco 300 gr de açúcar 6 ovos raspa e sumo de meio limão 30 gr de manteiga à temperatura ambiente Misturar o açúcar com o coco. Adicionar os ovos e a manteiga, a raspa e o sumo do limão. Bater muito bem e já está. Agora é só colocar em forminhas de papel e levar ao forno a 180ºC cerca de 20 minutos.

Bifinhos de Perú Panados no forno

Aqui fica mais uma sugestão daquelas rápidas e muito saborosas!!! 4 bifes de perú 1 ovo batido 3 colheres de sopa de queijo ralado 3 colheres de sopa de pão ralado sal q.b. azeite para untar o tabuleiro Temperar os bifes com sal e deixar tomar gosto. Misturar o pão ralado com o queijo misturando bem. Passar os bifes no ovo e em seguida no pão ralado . Colocá-los num tabuleiro untado com o azeite e levar ao forno por 20 minutos a 200ªC. Retirar e servir. Servi com arroz e salada. Mais simples não há e fica delicioso!!

Folar da Páscoa

Páscoa pede folar. Tradicionalmente os padrinhos, na Páscoa, oferecem um folar (presente) aos seus afilhados. Antigamente o folar que se dava era um pão doce (ou não) de massa lêveda, daí este bolo ter-lhe adquirido o nome. Hoje recorre-se a outro tipo de prendas para folar, mas o bolo folar continuará a ser chamado de folar. Para a massa: 250ml de leite morno 2 colheres (chá) de fermento biológico seco 1 ovo 110g de açúcar 570g de farinha T65 1 colher (café) de erva-doce em pó 1 colher (café) de canela em pó 100g de manteiga ou margarina amolecida Para decorar: ovos cozidos em casca de cebola 1 ovo (pincelar) Cozer os ovos em água com cascas castanhas e secas de cebola e sal. Escorrer e reservar. Na cuba da MFP, juntar os ingredientes pela ordem mencionada. Seleccionar o programa "Massa" e deixar prosseguir até ao fim. A massa no início parece pegajosa, mas com o amassar irá ficar macia, elástica e desprende-se. Retirar a massa, que estará macia,

Curd de Limão ou Lemon Curd

Esta é uma daquelas receitas que há muito tempo andava tentada a fazer. Depois de já ter visto em muitos blogs, e de nunca ter experimentado, decidi então pôr mãos à obra quando surgiram cá em casa uns limões biológicos bem amarelinhos... Simplificando, lemon curd é um de creme à base de limões, ovos, açúcar e manteiga. Tem um sabor muito intenso a limão e é ao mesmo tempo doce e amargo. A sua utilização é muito semelhante à dos doces em geral, podendo-se barrar em bolachas, tostas, pão, rechear bolos e tartes. Raspa e sumo de 6 limões 450 gr de açúcar 120 gr de manteiga 6 Ovos Lave bem os limões. Num tachinho coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, e leve ao lume até dissolver tudo muito bem. Entretanto bata os ovos, muito bem batidos com uma vara de arames. Retire a mistura de limão, açúcar e manteiga do lume e adicione os ovos batidos sem parar de mexer. Leve novamente ao lume (brando), sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar. R

Bolo Mármore

Hoje trago uma receita do tempo das nossas avós, mas que não deixa de ser deliciosa!!! 280 gr de manteiga 300 gr de açúcar 300 gr de farinha 1 colher de chá de fermento 5 ovos Raspa e sumo de 1 laranja 2 colheres de sopa de chocolate em pó Amasse bem a manteiga com o açucar e, de seguida, junte os ovos. Envolva a farinha peneirada com o fermento. Divida a massa em duas partes iguais. A uma delas junte a raspa e o sumo da laranja, na outra incorpore o chocolate em pó. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de chaminé. Coloque as massas intercaladas dentro da forma, de modo a marmorear a massa. Leve ao forno a 180ºC, durante cerca de 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Muito simples e delicioso para acompanhar um cházinho.

Tarte de Limão

Esta foi a sobremesa do fim de semana passado. Que combinação magnífica! Para além e gostarmos muito de doces com limão, esta combinação está perfeita! Aqui fica a receita: Base: 1 pacote bolacha Maria 120g margarina girassol Picar a bolacha no 123 e misturar com a margarina amolecida, amassar muito bem até formar uma bola, se necessário pode adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de leite. Coloque o preparado numa forma de aro amovível e leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora. Creme: 1 lata de leite condensado 2 limões 4 gemas de ovo Preparação: Bata muito bem as gemas, adicione o leite condensado e bata novamente. Finalmente, junte o sumo e a raspa dos dois limões continuando a bater. Deite por cima da bolacha e leve novamente ao frigorífico. Merengue: 4 claras 1 pitada de sal 4 colheres sopa açúcar em pó Preparação: Bata as claras em castelo com o sal e a meio adicione o açúcar. Coloque por cima do creme com colheradas ou

Costeletas com ananás

Uma receita rápida para os nossos dias de semana, sempre a correr... Desta vez adaptado de Mafalda Pinto Leite "Cozinha para quem quer poupar". Para 4: 4 costeletas de porco 200 gr de ananás de conserva 4 fatias de fiambre oregãos q.b. 2 tomates madurinhos 100 gr de queijo ralado sal e pimenta q.b. Preparação: Tempere as costeletas com sal e pimenta e coloque-as num pirex. Lave bem o tomate e corte-o em fatias. Corte também o ananás e o fiambre e coloque tudo sobre as costeletas. Salpique com os oregãos e polvilhe tudo com o queijo ralado. Leve a forno quente (180ºC) durante 30 minutos, até as costeletas estarem cozinhadas. Sirva com arroz branco e salada!

Pudim de Café

Mais um pudim.... leve, fresquinho e não muito doce. 1 lata de leite condensado 5 dl de leite 6 ovos 2 c.(de sopa) de café solúvel caramelo líquido Levar o leite ao lume até ferver.. juntar o café e mexer até dissolver. Numa tigela misturar os ovos com o leite condensado, depois o leite com o café, em fio e mexendo devagar, para não levantar espuma. Deitar o preparado numa forma barrada com caramelo líquido e levar a cozer durante 45 minutos em banho-maria.. Desenformar depois de frio.

Laranja com cebola, azeite e presunto

Há muito que andava para experimentar esta entrada que de tão estranha, tornou-se irresistível para mim. Assim fiz, descasquei duas laranjas. Cortei-as às rodelas e de seguida reguei-as com um fio de azeite. Cortei meia cebola caseirinha e dispus por cima da laranja. Por fim, coloquei presunto. Adorei a combinação de sabores! Completamente inesperado ...

Pescada com Molho de Marisco

Mais um pratinho super prático e rápido,em 30 minutos tem a refeição pronta a servir! Com um ar gourmet, não? Fazer um refogado com azeite,cebola picada,1 dente de alho picado e polpa de tomate. Deixa-se refogar e passa-se com a varinha mágica. Coloca-se então a pescada, um bocadinho de água, 1 folha de louro, 3 colheres de sopa de preparado para creme de marisco, sal e pimenta a gosto. Deixa-se refogar uns 15 minutos e está prontinha! Acompanhei com puré, costumo fazer puré instantâneo do Lidl, é rápido e uma delicia!