Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2011

Tarte de Requeijão

É mesmo muito boa e muito fácil. 2 requeijões 300 gr de açúcar 50 gr de margarina derretida 5 ovos 1 colher chá de fermento em pó 100 gr de farinha Esmague os requeijões e amasse bem com o açúcar. Junte os ovos, batendo sempre bem, depois a margarina derretida e por fim a farinha e o fermento. Já está! Deitem na forma untada de manteiga e farinha e leve a cozer em forno quente, sem exagerar. 25 a 30 minutos costumam ser suficientes, mas faça o teste com um palito. Ela tem que ficar lourinha e não muito cozida. É deliciosa, mesmo fria e de um dia para o outro ainda é melhor!!!

Migas com broa de milho, grelos e feijão frade

Tenho receitas que faço, mas na hora esqueço-me de tirar foto. No entanto, vou arquivá-las aqui na mesma. Mais tarde quando tiver foto coloco. Fica prometido. Umas migas irresistíveis e que acompanham de forma excelente quer um pratinho de carne, quer de peixe! • Grelos de nabo (ou couve de caldo verde) • Feijão-frade previamente demolhado ou do de lata • broa de milho • Azeite • Alho Cozi os grelos e o feijão-frade em águas separadas e temperadas de sal. Esfarelei a broa e reservei. Piquei os dentes de alho e levei a aquecer juntamente com o azeite no fogão. Escorri os grelos e o feijão cozidos, separadamente, guardando um pouco da água de cozedura dos grelos. Piquei os grelos grosseiramente e juntei-os à mistura de azeite e alho. Juntei, misturando muito bem, a broa esfarelada e o feijão-frade escorrido. Juntei depois um pouco da água de cozer os grelos para ligar as migas. A quantidade de água a adicionar depende do gosto pessoal de cada um conforme se goste mais

Rolo de Laranja

Com o fim de semana vem mais tempo para relaxarmos e estar na cozinha. Esta manhã preparei esta deliciosa Torta de laranja. 250g de açúcar 6 ovos sumo e raspa de uma laranja 1 cálice de vinho do Porto 1 c. sopa de manteiga sem sal derretida 2 c. sopa de farinha de trigo 1 c. chá de fermento em pó Bater muito bem os ovos com o açúcar até se obter um creme espesso e volumoso. Juntar o sumo e a raspa de laranja sem bater e depois farinha com o fermento. Por fim, envolver a manteiga. Deitar o preparado num tabuleiro, forrado com papel vegetal (untado com manteiga). Levar ao forno pré-aquecido a 18oºC até ficar dourado. Desenformar sobre um pano polvilhado com açúcar. Retirar o papel vegetal e enrole.Fica muito boa, húmida, mesmo como eu gosto.

Quiche de Cebola do Henrique Sá Pessoa

Mais uma receita do nosso Chef Henrique Sá Pessoa. Há muito que vi esta receita no seu programa Ingrediente Secreto , foi hoje o momento certo e não desiludiu. 3 Cebola 1 rolo de (Fresca) Massa Quebrada q.b Manteiga 1 Chouriço 4 Ovos 20 cl de Leite 1 colher de sopa de Farinha q.b. Sal q.b.noz moscada Unte uma tarteira com manteiga e disponha a massa moldando-a. Corte as cebolas em fatias finas e refogue-as num tacho com azeite. Corte o chouriço em quartos e adicione-o ao refogado. Deixe refogar apenas tempo o suficiente para perfumar a cebola. Sugestão do Chef- Pode substituir o chouriço por outro enchido. Retire do lume e envolva bem o chouriço e a cebola. Numa taça bata 4 ovos com um copo de leite. (Sugestão Vegetariana do Chef- Pode substituir o chouriço por courgettes, tomate ou outro legume). Acrescente 1 colher de sopa de farinha à cebola e ao chouriço e volte a colocar o preparado ao lume. Incorpore bem. A farinha evita que os ovos cozam demais e fiquem com sabo

Bolo de Iogurte

Um bolo rápido e delicioso, para acompanhar um cházinho. 6 ovos 1 iogurte de ananás (aroma) 3 medidas de farinha 3 medidas de açúcar 1 colher de chá de fermento 1/2 medida de óleo Utilize o copo do iogurte como medida de referência para os ingredientes indicados. Comece por bater muito bem as gemas com duas medidas de açúcar. De seguida, junte a farinha com o fermento, o óleo e o iogurte e continue a bater. Por fim junte as claras que foram previamente batidas em castelo com 1 medida de açúcar. deite a massa numa forma untada com margarina e farinha e leve ao forno cerca de 40 minutos a 180º. Quase não davam tempo para tirar foto...... tão bom que estava, muito fofinho mesmo.

A Minha Bola de Carne

Já a pensar na Páscoa, aqui vai a minha receita de bola de carne fácil, rápida e muito saborosa. 160 gr de fermento de padeiro fresco 6 ovos 2 canecas de farinha 1 caneca de leite 1/2 caneca de óleo pitada de sal Carnes a gosto Desfaça o fermento com o leite. Junta-se metade da farinha e mexe-se bem, depois junta-se os ovos um a um. Acrescenta-se depois o óleo, e a restante farinha e o sal. (o sal é opcional, eu por exemplo não coloquei, porque achei que com a quantidade de carne já não precisava). Mexa tudo muito bem. Por fim barre um tabuleiro com manteiga, disponha bem a massa no tabuleiro, faça camadas alternando com as carnes a gosto. terminando com a massa. Coloque o tabuleiro no forno, sem ligar e deixe levedar a massa pelo menos ums 30 a 45 minutos. Após este tempo ligue o forno a 180º durante cerca de 45 minutos ou até ficar bem douradinha.

Mais um Bolo de Chocolate

Este bolo de chocolate é muito bom, a pedido dos meus filhos, lá fomos nós para a cozinha e saiu um bolo de Girassol ( a forma tinha a forma de girassol). 6 ovos; 125gr de margarina; 1 tablete de chocolate; 250gr.de açúcar; 100gr de farinha; 1colher de chá de fermento em pó. Mistura-se as gemas com o açúcar até esbranquiçar, juntar o chocolate derretido com a margarina. Adicionar a farinha com o fermento e por fim as claras batidas em castelo(a massa parece mousse de chocolate) põe-se numa forma untada com margarina e farinha. Vai ao forno até cozer +-45minutos.

Bolo Gelado com Molho de Mel da Nigella

O Dia do Pai constitui uma homenagem aos pais de todo o mundo. O Pai dos meus filhos merece uma homenagem e como não podia deixar de ser.... nada melhor que uma sobremesa especial!!! AH!!! Sugiro este bolo gelado muito simples de fazer e que agradará a todos. A sugestão é mais uma vez da Nigella Lawson! Desejo a todos um Feliz Dia do Pai! 1 litro de gelado de baunilha 200gr de chocolate de leite com amêndoas ( não tinha, usei chocolate culinária e amêndoas laminadas) 1 chocolate Aero (80gr) 200gr de Cookies com Pepitas de Chocolate Molho: 2 colheres de sopa de manteiga 2 colheres de sopa de açúcar branco 3 colheres de sopa de açúcar mascavado 2 chávenas de café de mel Gotas de aroma de baunilha 125 ml de natas Retire o gelado do congelador e deixe amolecer até estar uma espécie de uma pasta. No robot de cozinha triture grosseiramente as bolachas, o chocolate com amêndoas e o chocolate Aero. Reserve 4 colheres de sopa desta mistura para decorar, e envol

Empadão de Alheira com Espinafres

Descobri esta receita há uns tempos, é óptima, fácil e rápida de confeccionar. Aqui fica a sugestão. 1 Saqueta do puré instantâneo 1 embalagem de espinafres ou grelos 2 alheiras de boa qualidade. 1 requeijão Maionaise q.b. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Remova a pele da alheira, retirando o seu recheio. Cozinhe-o numa frigideira. Escalde os grelos ou espinafres, pique-os e junte-os ao recheio da alheira. Misture tudo e desfaça o requeijão com o recheio. Em simultâneo faça o puré conforme as instruções da embalagem e tempere a gosto (eu costumo juntar noz moscada moída, sal, pimenta preta e margarina); Numa terrina de ir ao forno, coloque uma primeira camada de puré, depois uma de recheio de alheira e, por fim, uma última de puré. Barre com maionese a gosto. É uma delicia! *Mnham, mnham!* Esqueci-me de tirar a foto!

MOMENTOS II

Hoje venho aqui partilhar uma alegria que acabei de receber. Estou tão contente!!!!! Sou Titia pela primeira vez!!! Nasceu esta manhã a minha primeira sobrinha, já andavam todos ansiosos, incluindo eu :-) Quando nasce um bebézinho, Do céu vem uma estrelinha Seu caminho iluminar. É a estrela do seu destino, Para bem do seu futuro, Queremos vê-la brilhar. Bem Haja!! Querida irmã!!!

Frango com ervilhas

Mais um dia de corre corre.... e a imaginação para os nossos jantares é cada vez menos. Desta vez saiu umas coxinha de frango com ervilhas acompanhadas por puré. 1 embalagem de coxinhas de frangos 200 gr. de ervilhas 1 cebola 1 dente de alho 1 tomate madurinho pimenta, louro, vinagre Azeite q.b. Sal q.b. Fiz assim: Piquei a cebola e alho. Refoguei levemente no azeite. Juntei o tomate madurinho, a folha de louro e um pouquinho de pimenta, vinagre e sal e deixei em lume brando. Acrescentei as coxinhas sem pele. Assim, que começou a ficar cozido, acrescentei as ervilhas. Deixei cozinhar lentamente em lume brando. Enquanto isso preparei um puré instantâneo do Lidl e está pronto a servir. hummm, delicioso!!.

Bacalhau à Lagareiro

O meu almoço de domingo, nada melhor que um bacalhau à Lagareiro. batatas 1 folha de louro 5 cebolinhas 2 postas de bacalhau demolhado 1 pimento castanhas 3 dentes de alho 2 dl de azeite sal Coza as batatas com casca juntamente com o louro, as cebolinhas cortadas ao meio e temperadas com sal. Coloque numa assadeira e pressione-as um pouco para abrirem. Logo depois, disponha o bacalhau por cima do preparado das batatas. Corte os pimentos ás tiras e disponha na assadeira, à volta do bacalhau. Corte ainda os alhos ao meio e adicione-os ao preparado anterior. Tempere e regue com azeite. Depois de tudo preparado e disposto uniformemente na assadeira, leve ao forno durante 30 minutos a uma temperatura de 200graus. Acompanhei com grelos salteados. Bom apetite!

ALETRIA

Hoje não trago nada demais, mas como Natal é quando a gente quiser aqui fica a minha receita de aletria, muito boa. Andava a apetecer-me e então decidi fazer, adorei ficou mesmo uma delicia... 250gr aletria 1L leite 50gr manteiga 200gr açúcar 1 pau de canela casca de limão 2 gemas canela em pó q.b (para polvilhar) Leve o leite (deixar de lado um pouquinho de leite para misturar com as gemas) ao lume com a manteiga, o pau de canela e 2 tiras de casca de limão. Deixe ferver. Junte a aletria partida e o açúcar. Deixe cozer uns minutos. Misture as gemas com um pouquinho de leite que havia reservado. Junte á aletria, deixe ferver e desligue o fogão. Retire as cascas de limão e a canela. Coloque a aletria em taças ou numa travessa. Polvilhe com canela em pó. Bom fim de semana....

Maionese Caseira

1 ovo (de preferência caseiro) sal azeite qb 1 colher chá de mostarda umas gotas de limão Deite o ovo inteiro numa tigela alta. Tempere com uma pitada de sal, junte a mostarda e umas gotas de sumo de limão. Bata esta mistura com uma vara de arames até obter uma mistura esbranquiçada. Comece por juntar em fio (quase gota a gota) o azeite sempre sem parar de bater. Só páre de juntar azeite quando obtiver uma emulsão e a maionese estiver consistente e cremosa, fazendo esta operação sem nunca deixar de bater a maionese. Caso a maionese não fique consistente junte mais um ovo e repita novamente a operação com o azeite ou óleo. Leve a maionese ao frio uns 10 minutos antes de servir e delicie-se!

FRANGO NO WOK

Uma receita de frango saudável e versátil... Desta vez foi feito na wok. Fácil e bom! 1 peito de frango ervilhas qb pimento qb- 1 cenoura cogumelos laminados azeite, sal, pimenta, vinho branco alho, molho de soja Massa fusili ou outra Corte o frango em tiras finas, tempere com alho, vinho branco, sal e pimenta. Deixe marinar por 1 hora. Leve o frango à wok com um fio de azeite. Quando começar a mudar de cor, acrescente ao frango os legumes, acrescentando mais um fio de azeite se necessário, molho de soja e salpique com o alho em pó. Mexa sempre até estar bem cozinhado. À parte coza a massa e depois misture no wok. Sirva de imediato..

Almoço de Carnaval

O Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas . Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira ( Terça-feira gorda , também conhecida pelo nome francês Mardi Gras ), último dia antes da Quaresma. Assim foi em minha casa. Um dia gordo, com muitas carnes, porque a palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres. As imagens falam por si. O tradicional Cozido à Portuguesa , tenho pena de não ter tirado foto da sobremesa "Sopa Seca".

A TODAS AS MULHERES...

Mulher – em vários matizes Mulher, companheira, Mulher, mãe, Mulher, guerreira, Mulher culta, Mulher faxineira Mulher precursora, Mulher gorda, magra, Mulheres... todas elas são bonitas! Mulher, que discursa, Mulher que canta, Mulher que encanta. Mulher que cala, Mulher que sorri, apesar de tudo, Mulher cantadora, Mulher sonhadora. Mulher, teu nome está nas estrelas, Mulher, teu nome está no ar, Mulher, teu nome está nas águas, Mulher... mulher..., mulher..., Teu nome, pronunciado, por Jesus, Que disse: - eis aí Minha mãe! Mulher, tua beleza nos fascina, E nós, todos os homens, Nos mos ao teu poder, Ao teu amor, à tua cândida ternura. Mulher: A mais bela criatura, Superou a toda a flor, Plantada com doçura, (no Éden) Pelas mãos do Criador. (Getúlio Soares Pereira)

Cheesecake II

260 gr de bolacha digestiva 90 gr de manteiga 300 gr de queijo fresco batido(20% de matéria gorda) 1 ½ colher de chá de sumo de limão 50 g de açúcar em pó 1 colher de chá de extracto de baunilha 1 pacote de natas frescas Doce de Framboesa Triture as bolachas, adicione a manteiga. Forre o fundo de uma tarteira de aro amovível, com esta mistura pressionando bem. Coloque no frigorifico. Comece por bater as natas numa batedeira fixa e reserve. Bata o queijo com o açúcar em pó, o extracto de baunilha e o sumo de limão. Junte às natas. Coloque a mistura de queijo e natas, sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico, durante algumas horas (deixo a noite inteira). Antes de servir, espalhe o doce por cima e transfira o cheesecake para o prato de servir.

Bolo de Laranja

Um bolo de laranja muito bom... fica húmiduzinho!!! Eu geralmente uso uma caneca que serve de medida para todos os ingredientes, mas medi com o copo da máquina do pão e uma caneca corresponde a 250 ml. 2 canecas de farinha ou 500ml 2 canecas de açúcar ou 500ml 1 caneca mal cheia de óleo (cerca de 200ml) 6 ovos Raspa e sumo de 2 laranjas 1 colher colher de chá de fermento Juntar os ovos com o açúcar e bater bem até ficar um creme esbranquiçado. Bater bem as claras até ficarem firmes e juntar ao preparado anterior. De seguida deitar a farinha misturada com o fermento e o óleo. Mexer bem e adicionar a raspa de laranja e o sumo . Untar uma forma e vai ao forno cerca de 45m a 180ªC . Depois é só comer...... Nota: geralmente as claras vão no fim, mas neste bolo costumo fazer assim.

MOMENTOS...

É destes pequenos prazeres que é feita a nossa vida, saboreando uma tarde de sol, num fim de semana prolongado! Os ameixoeiros em flor, uma abelha deliciada com o que a flor tem para lhe oferecer... A princesa e o cavaleiro saboreando um batido de fruta..... hummmm!! Para o batido : 1 iogurte de soja Bocadinho de leite de soja 1 banana 2 Kiwis Coloque todos os ingredientes na liquidificadora e misture até obter um batido homogéneo. Para terminar um dia cheio... nada melhor que um lanche delicioso na tia Fernandinha. A mesa fala por si!

Strudel de Maça

Mais uma das minhas preferidas. Fácil e rápida! 1 rolo de Massa folhada rectangular (a do Lidl) 2 Maças partidas aos quadradinhos 1 chávena de uvas passas e nozes picadas 1 ovo açúcar e canela Estender a massa folhada e salpicar com um pouquinho de farinha. Colocar a maça, uvas passas, as nozes picadas e polvilhar com a mistura de açúcar e canela. Pincelar a massa folhada a toda volta e dobrar as pontas em forma de rolo. Pincelar com o ovo batido. Pincelar água numa forma e dispor o rolo , vai ao frigorífico cerca de 20 minutos para folhar melhor. Retirar do frio e levar ao forno, cerca de 45minutos a 180º.