Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2011

Crepes

Aqui está mais uma sobremesa que é uma tentação. Cá em casa todos gostamos, embora o recheio vá variando... Esta receita dá para cerca de 10 crepes (com 20 cm de diâmetro), por isso congelei o resto da massa, não sei se resulta, depois digo como ficaram . 250 ml de Leite 125 g de Farinha 2 Ovos 40 g de Manteiga 60 g de Açúcar Sal (uma pitada) Misturar tudo muito bem, uso a varinha eléctrica para ser mais rápido e garantir que a massa fica homogénea. Deixar a massa repousar durante algum tempo antes de fazer os crepes. Untar com óleo uma frigideira, de preferência baixinha, e deitar um pouco de massa, de modo a cobrir finamente toda a base da frigideira. Quando começar a escurecer nas extremidades, e com a ajuda de uma espátula, virar para tostar ligeiramente do outro lado.

Farófias com leite creme

O que fazer quando se têm claras congeladas? Resolvi fazer umas farófias... 6 claras + 1 ovo 750 ml de leite 1 casca de limão 1 pau de canela 200 gr de açúcar 2 colheres de sobremesa de farinha maisena (amido de milho) canela em pó Bata as claras em castelo bem firme e junte-lhes 50 gr de açúcar. Entretanto leve o leite ao lume com o pau de canela, a casca de limão e o restante açúcar. Quando ferver, reduza o lume para manter a temperatura constante e ponha colheradas de claras no leite e vire-as para cozerem uniformemente. Retire-as com uma escumadeira e deixe-as a escorrer aproveitando o leite. Coloque as farófias num prato de servir e reserve. Prepare o creme misturando o ovo batido com a farinha maisena. Adicione depois o leite morno em fio sem parar de mexer e leve ao lume para engrossar. Coloque o creme por cima das farófias e polvilhe com canela em pó.

Tarte Pastel de Nata

Esta é mais uma receita habitual cá em casa. 1 base de massa folhada 6 colheres de sopa de açúcar, 1 1/2 colher de sopa de farinha maizena, 4 gemas, 500 ml de leite com umas gotas de baunilha. Juntar o açúcar com as gemas e mexer. De seguida, juntar a farinha maizena e mexer tudo. Por fim, adicionar o leite frio com as gotas de baunilha e levar ao lume num tacho e ir mexendo sempre com uma colher de pau até o creme engrossar. Retirar e verter o preparado sobre a massa. Levar ao forno a 180º durante 40 minutos ou até ficar da cor dos pastéis de nata. Não deixem de experimentar!! É muito boa!

Almoço de Domingo Especial

Este domingo foi especial, receber a visita de amigos é um motivo de grande alegria. Para os receber foram preparadas algumas iguarias. ANANÁS COM BACON BACALHAU COM BROA MANJAR DE CÔCO COM COBERTURA DE AMORAS 1 Chávena de chá de Maizena 1 1/2 Chávena de chá de açúcar 1 Chávena de chá de coco 1 litro de leite Num tacho juntar todos os ingredientes. Mexer bem até dissolver.Levar a lume brando e ir mexendo sempre até engrossar. Parar quando começar a soltar bolhas e a largar do fundo do tacho. Despeje numa forma de buraco no meio (previamente untada de óleo) e leve ao frigorífico até ficar frio. Para a calda 200g de amoras ou frutos silvestre congelados ou outros a gosto 100 ml. de água 3 c.s. de açúcar Levar todos os ingredientes ao lume até formar uma calda espessa e aveludada. Quem quiser pode triturar com a varinha. Eu trituro só um pouquinho, pois prefiro sentir a fruta. Desenformar o doce e colocar a calda por cima. O resultado final é sempre mui

Delicia com Suspiros

Ainda para o almoço de sábado, servi duas sobremesas. Daquelas bem simples e deliciosas. Delicia com suspiros 2oo ml de Natas 1 lata de pêssego em calda 150 gr de suspiros Bater as natas até ficar em chantilly. Cortar o pêssego aos bocadinhos e ralar os suspiros. Depois vá alternando os suspiros, as natas e a fruta, até acabar os ingredientes. Leve ao frigorífico até servir. Requeijão com Doce de Abóbora

Folhadinhos de alheira

A vinda de alguém a casa é sempre um motivo de inovação e experiências culinárias. Receber os amigos A. e Z.é sempre um grande prazer!! Para a entrada uns folhadinhos de alheira. 1 placa de massa folhada rectangular já esticada 1 alheira pequena gema de ovo para pincelar Ligue o forno e regule-o para 180ºC. Entretanto corte cerca de 20 quadradinhos de massa folhada. Tire a pele à alheira e coloque um pedacinho da alheira crua no centro de cada quadradinho de massa. Embrulhe depois as pontas da massa dando-lhes a forma que desejar. Coloque os folhadinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com a gema de ovo diluída num pouco de água, e leve ao forno até a massa ficar douradinha e estaladiça. Sirva morno.

Almoço de Ano Novo

Enroladinho de presunto com figo recheado de queijo chévre. Para o almoço foi borrego assado com batatinhas e um arroz diferente alusivo à época e muito bom!!! Arroz enfeitado. 75 gr de bacon 250 ml de arroz vaporizado 1 colher de café de açafrão sal, azeite q.b. 50gr de amêndoa laminadas 50 gr de passas Levar ao lume o bacon com o azeite e quando alourar deitar a colher de açafrão. Juntar o arroz e deixar fritar um pouco. Aquecer o dobro da água para deitar sobre o arroz. Adicionar as passas e a amêndoa e temperar de sal. Tapar e deixar cozer cerca de 18 minutos, em lume brando.